domingo, 27 de setembro de 2015

Abobrinhas crocantes


Adoro abobrinhas, mas como já escrevi aqui: gosto de nossa abobrinha caipira, quando está bem novinha, a pele lisinha e muito verdinha. Temos tantas coisas nativas deliciosas...nem sempre acho que a troca por algo "de fora" é mais vantajosa. No caso dos tomates, por exemplo, acho que os italianos são muito superiores para molhos em geral. Menos ácidos, conferem um sabor único.
No caso das abobrinhas...deixo as italianas para lá (só as compro quando não encontro nossa abobrinha bem novinha)...
Dessa vez foi uma friturinha...tenho evitado, mas umas duas vezes por mês, não vai matar ninguém..eu acho..rsrsrs.
Ingredientes

2 abobrinhas pequenas ou 1 grande (importante ser bem nova e tenra)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto (moída na hora)
ervas variadas (usei salsinha, cebolinha, tomilho e orégano)
farinha de trigo quanto baste para empanar a abobrinha
1 xícara (chá) de farinha de rosca 
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal
óleo quanto baste para fritar

Como fiz

Fatiei as abobrinha tendo o cuidado de descartar as partes com sementes. Lavei-as e sequei-a com o auxílio de papel toalha culinário. Temperei-as com um pouco de sal, pimenta do reino e as ervas picadinhas. Reservei.
Em um recipiente misturei a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado, em outro coloquei a farinha de trigo e em um terceiro coloquei os ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal.
Comecei escorrendo o líquido que se formou na abobrinha reservada (pode adicionar o sal só na hora de empanar, mas a "cabeçuda" aqui não teve esse cuidado), depois passei os pedaços pela farinha de trigo (dei uma batidinha para retirar o excesso de farinha), pelo ovo batido e finalmente pela mistura de farinha de rosca com o queijo ralado. Apertei bem para garantir uma cobertura o mais uniforme possível. Depois de todos os pedaços estarem empanados levei-os à geladeira por uns 30 minutos.
Passado esse tempo, aqueci o óleo- a quantidade deve ser suficiente para cobrir a abobrinha. Deve estar quente, mas não em excesso. O óleo muito quente vai dourar a abobrinha muito rápido e a parte interior não vai cozinhar. 
Deixei os pedaços ficarem bem dourados e finalmente coloquei-os em papel toalha para retirar o excesso de óleo.

  Ficou um dilícia!!!

Como diria o Troisgros: ficou muito crrocrrante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário