domingo, 14 de fevereiro de 2016

Pão recheado salgado


O calor está infernal. E mesmo assim a louca aqui resolve fazer um pãozinho recheado!!! Um não...DOIS!!!
Depois que a coisa já está começada, bate o remorso da invenção...mas não dá mais para retroceder..rsrsrs.
Depois da "coisa" assada,dourada, massa sequinha e recheios quentinhos...bate apenas a vontade de atacar a gostosura.
Recomendo essa receita de massa, que encontrei aqui: http://www.receitasqueamo.com.br/paes/...bem fácil de manusear e ainda com a vantagem de ter como ingrediente o fermento biológico seco,pois nem sempre temos o fresco à mão, né?
À receita

Ingredientes
Massa
20 g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morninho 
2 ovos 
2/4 xícara (chá) de óleo de milho ou girassol
2 pitadas de sal
4 a 6 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio
Calabresa
2 gomos de linguiça calabresa sem pele e cortada em cubos
1 xícara (chá) de cebola picadinha
3 tomates sem pele e sem sementes picadinhos
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes cortadas ao meio
orégano a gosto
1 colher (sopa) de azeite
aproximadamente 100 g de muçarela em cubos

Presunto

100 g de presunto cozido fatiado
100 g de muçarela fatiada
3 tomates sem pele e sem sementes fatiados
1 colher (sopa) de azeite
folhas de manjericas a gosto

Finalização
1 gema de ovo misturada com 1 colher (chá) de azeite
queijo parmesão ralado grosso para polvilhar

Como fiz
Massa
Primeiro dissolvi o fermento e o açúcar no leite, que deve estar bem morninho mesmo. Depois juntei os ovos ligeiramente batidos, o sal e 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Misturei bem e reservei por aproximadamente 05 minutos.
Depois desse tempo fui acrescentando a farinha de trigo aos poucos, até dar o ponto.
Como sei o ponto? Primeiro a massa deve formar uma bola lisa, macia e que não grude nas mãos ou na superfície onde está sendo trabalhada. Segundo: apertar a massa com a ponta do dedo, se o local onde a massa foi abaixada "voltar" ...a massa está no ponto.
Feito isso, sovei a massa. Quanto mais sovarmos a massa, melhor será o resultado.
Depois coloquei-a em um recipiente grande, polvilhado com farinha de trigo, cobri com um pano de prato e deixei (em local sem corrente de ar) crescer por aproximadamente 40 minutos (a massa tem que dobrar de tamanho).

Recheios
De linguiça tipo calabresa: fritei a linguiça no azeite, depois juntei a cebola e deixei que ficasse levemente dourada. Acrescentei o tomate picado e misture bem. Deixei em fogo baixo até que não houvesse mais líquido. Retirei do fogo e esperei esfriar.
Depois de frio coloquei as azeitonas, o orégano e os cubos de muçarela. Misturei até que ficasse bem homogêneo. 
De presunto e manjericão: cortei os tomates em fatias, coloquei-as em uma peneira e polvilhei sal (isso é para provocar a saída dos líquidos do tomate, caso isso ocorra enquanto o pão está assando, a massa ficará crua e molhada). Depois sequei as fatias com papel toalha.

Montagem dos pães

Depois da massa crescida, separei-a em dois pedaços de tamanhos aproximados. Abri os pedaços com a ajuda de um rolo até cada uma formar um retângulo (espessura aproximada de 02 cm). Em um deles espalhei o recheio de linguiça calabresa e depois enrolei como rocambole. Em outro espalhei as fatias de presunto, sobre elas as de muçarela.Finalizei com uma camada de fatias de tomate e folhas de manjericão,que foi regada com azeite. Este também foi enrolado como um rocambole. Coloquei os pães em formas próprias (untadas e enfarinhadas) e deixei crescer novamente (desta vez dentro do forno).

Finalização
Depois dos pães crescidos, pincelei-os com a gema misturada com azeite. Em um dos pães (o de presunto com manjericão) fiz cortes transversais com a faca e no outro (de linguiça calabresa) polvilhei bastante queijo parmesão ralado. 
Levei os pães ao forno pré-aquecido (180ºC) até ficarem bem dourados. 
Observação: coloquei outra forma embaixo com água fervendo. Deixei no forno por 20 minutos (para formação do vapor) e depois retirei. Fiz isso para garantir uma casquinha mais macia. No entanto, não é algo absolutamente necessária. Fazquemquer, né?



Nenhum comentário:

Postar um comentário