domingo, 10 de abril de 2016

Pudim de abacaxi

A receita desse pudim é daqui: http://deliciasbypriscila.blogspot.com.br. Segui a receita como manda o figurino. Pudim de abacaxi é tudo de bom, pois combina o doce com alguma acidez. O que confere um contraste de sabor bem agradável.
Vamos à receita?

Ingredientes

Abacaxi em calda
1 abacaxi grande bem maduro, descascado e cortado em cubinhos
1 litro de água filtrada
2 xícaras (chá) de açúcar cristal (pode ser o refinado, tá?)

Pudim
1 lata de leite condensado (usei o Nestlé, Moça)
a mesma medida de abacaxi picadinho (sem a calda)
a mesma medida de leite de vaca (integral)
3 ovos (grandes) inteiros e com as gemas peneiradas

Calda (Caramelo)
10 colheres (sopa) de açúcar cristal (pode ser refinado)
1 colher (sopa) de água

Como fiz

Abacaxi em calda
Descasquei e cortei o abacaxi em cubinhos, reservei. Em uma panela de fundo grosso coloquei a água e o açúcar, misturei e deixei esquentar por aproximadamente 05 minutos, mexendo de vez em quando.
Depois coloquei o abacaxi e deixei cozinhar mais alguns minutos, até a calda ficar amarelinha, espessa e a fruta absorver um pouco da calda. Deixei ferver mais uns minutinhos, em fogo baixo. Retirei do fogo e reservei até alcançar a temperatura ambiente.

Calda (Caramelo)
Coloquei o açúcar direto na forma de pudim (muito cuidado nessa hora, fogo baixo e ter sempre à mão um pano de prato). Esperei o açúcar ficar dourado e derreter. Evitei mexei com a espátula, apenas girando a forma com a ajuda de um pano de prato dobrado (ou de uma luva de silicone, se você for mais moderna e equipada do que eu). Assim que derreteu, adicionei a colher de água. Para isso retirei a forma do fogo por uns instantes e mantive meu corpo à distância (principalmente o rosto). 
Retornei a forma ao fogo até que o caramelo se dissolvesse na água. Por último, espalhei (com a ajuda de uma espátula de silicone) o caramelo pelas laterais e centro da forma. Essa última etapa tem que ser ligeira, hein?...pois se o caramelo endurecer você não espalha mais nada. Reservei.

Pudim (Ufa!!)
Agora sim, ficou fácil: coloquei no liquidificador, o leite condensado, os ovos, o leite integral e por último o abacaxi. 
Essa calda, não utilizada,  juntei ao restante do abacaxi (para decorar e ter uns pedacinhos da fruta para a gente apreciar, ora pois!).Bati bem e coloquei a mistura na forma já caramelizada. 
Levei ao fogo (chama do fogão, tem quem prefira assar, como dizia o antigo programa: Você decide!), em banho -maria por aproximadamente 60 minutos. Retirei do fogo quando no teste o palito saiu quase seco. Reservei até chegar à temperatura ambiente. Depois levei à geladeira.
Deixei gelar de um dia para o outro, desenformei e coloquei o restante do abacaxi em calda ao redor da delícia. 
Hummm!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário