domingo, 19 de junho de 2016

Mousse de doce de leite


Percebi que meu genro gosta muito de doce de leite, por isso resolvi fazer uma sobremesa cujo ingrediente principal seria o ...doce de leite. Fiz algumas alterações na receita escolhida que é daqui:http://www.quitandoca.comNão constava na receita o crocante de nozes que coloquei sobre a sobremesa e que ficou tudo de bom. Adicionou crocância ao doce. Não fiz o doce de leite, utilizei o da marca Aviação que é muito bom. 

Se o genro gostou? Suponho que sim, visto que comeu e repetiu e repetiu....rsrsrs.

Ingredientes

Mousse
395g de doce de leite 
1 lata de creme de leite sem soro
150g de nozes (já descascadas)
4 g de gelatina incolor (1/3 do pacotinho de 12g)
1 clara em neve

Crocante de nozes
50g de nozes grosseiramente picadas (já descascadas)
1 xícara (chá) de açúcar (usei o cristal)
1/2 xícara (chá) de água
1/2 colher (chá) de manteiga

Como fiz

Mousse
Triturei 150g das nozes (reservei 50g para o crocante), bati a clara em neve e reservei. Na tigela da batedeira coloquei o doce de leite, o creme de leite (sem o soro), as nozes trituradas e bati bem. Reservei.
Hidratei a gelatina em 1/4 de xícara (chá) de água e depois levei ao banho-maria até que estivesse completamente dissolvida. Misturei a gelatina ao creme reservado e bati mais um pouco, em baixa velocidade. Finalmente, adicionei a clara em neve manualmente, com movimentos leves, até que esta ficasse completamente incorporada aos outros ingredientes.
Coloquei em taças individuais e levei à geladeira. Fiz à tardinha para servir no almoço do dia seguinte. É importante vedar as taças com filme plástico, para proteger o doce dos outros odores da geladeira.

Crocante de nozes
Primeiro untei uma forma (usei uma de pizza - alumínio rasa - pois tinha que passar o rolo) com manteiga. Reservei.
Em uma panela de fundo grosso coloquei o açúcar e levei ao fogo baixo até que derretesse e adquirisse uma cor dourada (mais para o claro). Coloquei a água (muito cuidado nessa hora, para não levar um banho indesejado de açúcar derretido, hein?) e deixei até que se formasse um caramelo. Tem que ficar bem grosso, tá?
Depois juntei as nozes e a manteiga, mexi bem. Feito isso despejei sobre a forma untada. Pode ser outra superfície também, mas minha cozinha já estava limpinha e eu não queria mais lambança, viu?
Esperei esfriar, triturei com a ajuda do rolo de massa (de macarrão) e coloquei sobre o mousse apenas na hora de servir. 
Então, foi assim! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário