domingo, 10 de julho de 2016

Torta de mandioquinha, calabresa e couve

E com o frio chega a vontade de comidinhas mais "suculentas" ou seja: encorpadas. E também a cozinha não vira um inferno, né? Dá para ligar o forno de "boa', tomar um vinho, ouvir uma música...enfim, cozinhar em temperatura amena, pelo menos para mim, é muito mais gostoso.
Diante disso, tirei do meu antigo caderninho de receitas, essa torta dita "mineirinha"(deve ser por causa da couve)  que por si só vale por uma refeição. Que gostosura!

Ingredientes

Massa
1 kg de mandioquinha
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto
2 ovos 
sal a gosto

Recheio 
1 cebola média micropicadinha
2 dentes de alho amassadinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 maço de couve picada finamente
500 g de linguiça ( a receita pede calabresa, usei frescal de pernil)

Montagem
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 gema de ovo 
1/2 colher (chá) de azeite
manteiga para untar
farinha de rosca para polvilhar a forma



Como fiz

Massa
Cozinhei as mandioquinhas em água e sal e passei pelo espremedor ainda quente. Juntei a manteiga e mexi bem. Reservei. Passei as gemas - dos 2 ovos - pela peneira e as juntei às claras, com um fouet bati a mistura de claras e gemas até espumar e dobrar de volume.  Misturei com a mandioquinha (que já estava em temperatura ambiente), depois acrescentei a farinha de trigo e tornei a misturar até a massa ficar bem homogênea. Reservei.

Recheio
Dourei a cebola e o alho no azeite e depois juntei a linguiça cortada em cubinhos. Deixei fritar bem e adicionei a couve, fiz essa última etapa (couve) em fogo bem alto e rapidamente, só para dar uma murchada -"assustada" - na bichinha. Reservei.

Montagem
Untei as laterais e o fundo de uma forma de abrir pequena (mas pode ser um pirex ou outro refratário) com uma leve (bem pouca mesmo, tá?) camada de manteiga e polvilhei farinha de rosca. Forrei o fundo e as laterais( é chato, fiz devagar com a ajuda de uma colher untada com azeite) com um pouco mais da metade da massa de mandioquinha. Depois coloquei a linguiça com a couve  e espalhei bem sobre a massa. Cobri com o restante da massa, pincelei com a gema misturada com o azeite, polvilhei o queijo ralado e levei ao forno médio (180 ºC)  pré-aquecido . Demorou uns 20 minutos para que a torta ficasse douradinha. Retirei da forma e servi bem quentinha.
Gordelícia que não se pode desprezar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário