domingo, 11 de setembro de 2016

Torta de abacaxi e coco - Mais Você

Essa delícia terá com certeza, repetecos e repetecos aqui no cafofo, que gostosura de torta! A leve acidez do abacaxi (adoro essa fruta, que consumiria muito mais, se a preguiça não me impedisse...ter que descascar é o ó do borogodó!) contrastando com a crocância e doçura do coco. A receita é do programa Mais Você.
 Vai vendo!
Ingredientes

Abacaxi dourado
4 xícaras (chá) de abacaxi (fresco) picado
1/4 xícara (chá) de açúcar ( a receita não pedia)
1/4 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) amido de milho ( a receita pedia 6)

Cobertura de coco
2 ovos (gemas peneiradas)
50 g de manteira derretida
150 g de açúcar de confeiteiro (a receita pedia 200 g)
200 g de coco ralado (usei fresco e ralado grosso)

Massa 
60 g de açúcar
100 g de manteiga sem sal
1 ovo (gema peneirada novamente)
200 g de farinha de trigo

Finalização
 1 gema de ovo (peneirada) para pincelar


Como fiz

Abacaxi dourado
Em uma panela, fogo baixo, coloquei o abacaxi, o açúcar e água. Mexi e deixei cozinhando até secar. Transferi para uma peneira e deixei até esfriar. Depois coloquei o abacaxi escorrido e frio em uma tigela, juntei o amido, misturei e reservei.

Cobertura de coco
Em uma tigela misturei os ovos, a manteiga, o açúcar de confeiteiro e coco ralado. Reservei.

Massa
Misturei -com as mãos - o açúcar, a manteiga, o ovo (levemente misturado) e a farinha de trigo. Misturei até que ficasse uma massa lisa e soltasse das mãos, formando uma massa homogênea. Envolvi em filme plástico e deixei descansar na geladeira por 30 minutos aproximadamente.

Montagem/Finalização
Usei uma forma de fundo falso - 24 cm de diâmetro -que untei e polvilhei farinha de trigo. Forrei o fundo e as laterais com a massa, tendo o cuidado de não deixar muito espessa. Distribui a mistura de abacaxi e por cima coloquei a cobertura de coco. Pincelei a gema de ovo na borda da massa e levei ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 30 minutos (vai depender do forno de cada um, é só ficar de olho), verifique que tanto a borda da massa  como a cobertura estavam douradas. Retirei do forno, deixei esfriar e só depois desenformei. É gostosa tanto na temperatura ambiente quanto gelada (que foi como ficou no dia seguinte!).



Nenhum comentário:

Postar um comentário