domingo, 18 de setembro de 2016

Pudim de tapioca - Mais Você


Todo furadinho!

Dando uma limpada na despensa descobri que ainda tinha uma tapioca (que usei em pudim cuja receita já postei aqui) e que estava com prazo de validade quase-quase. 
Resolvi fazer outro pudim, mas com uma receita diferente. Eis que encontro a receita vencedora de um concurso do Programa Mais Você, o Melhor Pudim do Brasil, concurso que até então era totalmente desconhecido por essa pessoa aqui. 
A dona dessa delícia é Carmem Gonzalez. 

Ingredientes

Calda

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Pudim

1 xícara (chá) de tapioca granulada
1 xícara (chá) de coco ralado fresco (importantíssimo)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 l de leite fervente
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
4 ovos grandes (gemas peneiradas)

Como fiz

Calda 
Em uma panela coloquei as 2 xícaras (chá) de açúcar, levei ao fogo baixo e deixei derreter até ficar na cor caramelo. Depois juntei (com cuidado para não espirrar) a xícara (chá) de água e deixei no fogo até dissolver o açúcar.
Retirei do fogo e despejei ainda quente em uma forma própria para pudim, tamanho médio, espalhei bem e deixei reservado.

Pudim
Em uma tigela grande coloquei a tapioca, o coco, a xícara de açúcar, a colher de manteiga, a pitada de sal e o leite fervente. Misturei bem, cobri com um pano de prato limpo e deixei descansar por 6 (seis!!!) horas. Fiz essa etapa pela manhã. Mas respeitei o tempo pedido pela culinarista.
Após esse tempo, adicionei o leite condensado, os ovos ligeiramente batidos e misturei muito bem, até ficar uma mistura bem homogênea. 
Transferi a mistura para a forma caramelizada (que na verdade preparei meia hora antes de finalizar a mistura de tapioca).
Levei para assar em forno pré-aquecido à 180ºC , em banho maria, por aproximadamente 1 hora e mais 20 minutos (vai depender do forno de cada um). No caso do pudim, eu faço o teste do palito que não deve sair totalmente limpo, visto que a consistência ficará mais firme após gelado.
Retirei do fogo, passei uma faca pelas bordas (para soltar o pudim) e deixei esfriar. Depois de frio desenformei e levei à geladeira.
Na verdade esse pudim só foi consumido no outro dia, devido ao tempo de descanso da mistura de tapioca, coco, leite fervente e etc.
Ficou muito bom mesmo, não sei se os outros pudins concorrentes eram tão bons como esse, pretendo testar mais um que também achei interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário