terça-feira, 15 de novembro de 2016

Batata doce gratinada com bacon

Batata-doce está na moda. Nossa velha, prosaica e popular batata doce ficou toda "in". Virou carboidrato do bem!!
Gostosura do bem, isso sim! Assada nas festas juninas, frita no nosso trivial, cozida apenas,no gnocchi, no purê...presente em tantas gostosuras para no fim transformar-se em praticamente uma comida "remédio"! Mas que bom que está sendo reinventada, novas receitas surgem e quem gosta dessa batata vai aproveitando a moda. Que tal gratinada com pedacinhos de bacon?
O bacon, a manteiga, o creme de leite e o queijo parmesão entram só para - pelo menos uma vez - transformar esse carboidrato do bem em uma delícia calórica.Fazer o que, né?
A receita foi adaptada do suplemento Paladar, do jornal O Estado de São Paulo (Estadão).
À receita!

Ingredientes

3 batatas-doce (usei a branca) descascadas e cortadas em fatias de espessura média
1 xícara (chá) de bacon magro cortado em cubos médios
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 colheres (sopa) de manteiga (melhor sem sal)
1 1/2  colher (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
sal e pimenta-do-reino a gosto

Como fiz

Primeiro cozinhei as fatias da batata-doce em água e sal, até que ficassem macias mas firmes (não pode desmontar, viu?). Escorri e reservei.
Fritei os cubos de bacon no azeite, até que ficassem bem sequinhos. Depois escorri o excesso de gordura e também reservei.
Próximo passo foi fazer o molho branco: derreti a manteiga levemente e acrescentei a farinha de trigo, mexendo sempre com o auxílio de uma espátula de silicone. Depois da manteiga ficar bem dourada juntei o leite e mexi até que engrossasse (desta vez usei um fouet que ajuda a não empelotar). Coloquei o sal e deixei alguns minutos no fogo (até começar a soltar levemente do fundo da panela). Retirei do fogo e juntei a pimenta, o creme de leite e a noz moscada, incorporando bem na mistura.
Em um refratário coloquei uma camada de batatas, uma de molho e distribuí o bacon sobre ele. Depois mais uma camada de batatas,  outra de molho e finalmente o queijo ralado. Levei ao forno (pré aquecido 180º C) até que borbulhasse e o queijo ficasse bem dourado (gratinado).
É tão gostoso que dá para apreciar só com uma saladinha cheia de verdes e frescor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário