terça-feira, 15 de novembro de 2016

Calzone

Para variar a pizza (onipresente) resolvi fazer um calzone, mas não queria utilizar a receita da massa básica de pizza e simplesmente dobrá-la.
Fiz essa massa que achei aqui: http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia. Foi uma massa fácil de manipular, ficou sequinha e crocante. A receita pedia que fosse pincelada com gema de ovo, o que não fiz. Achei que não combinava e também utilizei linguiça fresca toscana no lugar da linguiça "tipo" calabresa. Eu não utilizo mais essa linguiça "tipo", pois em todos os rótulos das marcas disponíveis verifiquei que um dos ingredientes utilizados é a tal CMS (carne mecanicamente separada) de aves. 
Sinceramente? Que saudades do tempo que as linguiças não levavam essas coisas. Quando encontro (na minha cidade não acho) linguiças (calabresa ou portuguesa) originais/defumadas aproveito e compro bastante. Dessa vez não tinha. Demora um pouco mais (tirar o invólucro, desmanchar o recheio e fritá-lo até ficar sequinho)...mas compensa, pois fica uma delícia.

À receita!

Massa

1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de leite
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
aproximadamente 1/2 kg (500 g ) de farinha de trigo peneirada

Recheio

4 gomos de linguiça toscana frescal ( ou calabresa se preferir)
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 tomates grandes (sem pele/sem sementes) picadinho
1/2 xícara (chá) de azeitonas cortadas ao meio
2 colheres (sopa) de azeite
orégano a gosto -para o recheio e para polvilhar
200 g de muçarela ralada 


Como fiz

Massa

Juntei a água com o leite e aqueci ligeiramente (tem que ficar morninho, para não "cortar" o efeito do fermento). Depois misturei o fermento (mexi bem para dissolver o máximo possível), o azeite de oliva, o sal e o açúcar. Misturei bem até a mistura ficar homogênea. Despejei em um recipiente grande o suficiente para poder manusear a massa. Fui acrescentando a farinha de trigo aos poucos, misturando bem, até a massa desgrudar da mão. Depois disso sovei por aproximadamente 5-8 minutos. Deixei descansar por 1 hora, dentro do forno fechado. Enquanto isso fiz o recheio.

Recheio

Fritei a linguiça no azeite até que ficasse bem sequinha. Escorri o excesso de gordura e juntei a cebola. Deixei dourar. Acrescentei o tomate que deixei cozinhar até ficar macio e não ter mais líquido (o tomate solta líquido que não pode ir para o recheio, pois amolece a massa). Retirei do fogo e adicionei as azeitonas e o orégano. Reservei até chegar à temperatura ambiente.

Montagem

Untei uma forma de pizza com um pouco de azeite (camada bem leve). Abri a massa  (não muito fina para o recheio não vazar), formei um círculo (do tamanho aproximado da forma). Cuidadosamente depositei a massa sobre a forma e então cobri metade da massa com a muçarela. Depois coloquei o recheio de linguiça sobre o queijo. 

Observação: não pode colocar o queijo nem o recheio próximos das bordas, tem que deixar um espaço para o fechamento da massa.

Dobrei a massa ao meio (todo o cuidado é pouco nessa hora, para a massa não rasgar). Apertei as bordas, fechando bem. Salpiquei com orégano e levei ao forno pré-aquecido (200º C) por aproximadamente 15 minutos (depende do forno). Esperei que o calzone ficasse bem dourado para retirar do forno. Servi imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário