terça-feira, 15 de novembro de 2016

Bolo de banana e iogurte

 
Eu acho que das frutas , pelo menos para mim, a banana é a que mais me lembra doces. Doces quentes, com aroma de canela, levemente caramelizados, confortadores e que lembram qualquer coisa de aconchego. Gosto muito de frutas e as uso nas mais diversas preparações: manga, morango e maçã são as mais frequentes.
Mas a banana...a banana...para tudo se presta: em pratos salgados, em doces diversos (gelados ou não), em bolos, em tortas...é um presente da natureza!
Resumindo: receita com banana? Estou dentro! E dessa vez é um bolo prático, que com a adição do iogurte adquire uma textura deliciosa. A receita tirei daqui: http://cozinhatravessa.com.br.
À receita!

Ingredientes

100 g de iogurte natural (consistência firme)
4 banana nanicas médias
3 ovos ( a receita pede 2)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (peneirada)
1 xícara (chá) de açúcar (demerara)
4 colheres (sopa) de óleo de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó (químico)
1 colher (chá) de canela em pó
açúcar e canela em pó (para polvilhar sobre o bolo)

Como fiz

Primeiro pré-aqueci o forno à 180ºC. Em seguida amassei 2 bananas e transferi para uma tigela. Acrescentei os ovos inteiros (mas peneirei as gemas antes) e misturei bem com a a banana, sempre utilizando um fouet. Depois juntei os outros ingredientes nessa ordem: óleo, iogurte, a farinha de trigo e o açúcar. Misturei bem até a mistura ficar homogênea. Finalmente coloquei a colher de chá de canela e o fermento em pó, misturando delicadamente, até que estes se incorporassem à massa.
Coloquei a massa em forma comprida (de pão) untada. 
Piquei as 2 bananas restante e as espalhei sobre a massa, por último polvilhei a mistura de açúcar e canela (cuidei para que não espalhasse sobre as bordas, pois a mistura pode grudar e queimar). 
Levei ao forno por aproximadamente 30 minutos (depende do forno). Quando a banana adquiriu uma aparência caramelizada (dourada) fiz o teste do palito. 
Retirei do forno e servi ainda morno (pode ser acompanhado de um sorvete de creme, chocolate ou canela).
Fácil, né não? Sem liquidificador e sem batedeira. Pouca bagunça e muita gostosura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário