Mandioquinha é uma delícia de qualquer forma: purê, pão, sopa, gnocchi, chips, risoto, refogadinha...que maravilha que é!
Dessa vez resolvi utilizar a gostosura para fazer um rocambole. Nada muito diferente do rocambole de batata, mas que sabor a mandioquinha confere ao dito cujo! Vale à pena experimentar!
A receita da massa foi tirada daqui: ttp://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br
Mas fiz algumas modificações
À receita!
Ingredientes
Massa
3 xícaras (aproximadamente 1/2 kg) de mandioquinha
2 ovos (gemas peneiradas, tá?)
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
aproximadamente 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto
noz moscada a gosto.
Recheio
300 g de carne moída (usei coxão mole)
2 colheres (sopa) de óleo de milho
1xícara (chá) de cebola micropicadinha
1/2 xícara (chá) de tomate cortado em cubos - sem pele/sem sementes
1 folha de louro
pimenta do reino a gosto
azeitonas picadinhas
salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
Molho de tomate para a cobertura (já tem a receita no Comidinha)
Queijo parmesão (ralado na hora)
Como fiz
Massa do rocambole
Descasquei as mandioquinhas, cortei-as em pedaços e cozinhei em água e sal.
Enquanto a mandioquinha cozinhava, bati as claras em neve, reservei e separei os demais ingredientes.
Depois das mandioquinhas estarem cozidas, passei pelo espremedor, juntei as gemas, a manteiga, a farinha de trigo, a noz moscada ralada na hora e por último as claras em neve. Misturei delicadamente.
Untei e enfarinhei uma assadeira retangular, pequena, e com a ajuda de uma espátula de silicone (também untada com óleo) espalhei a massa sobre ela. Deixei a superfície o mais lisa e nivelada possível, com aproximadamente 0,5 cm de espessura.
Levei para assar em forno pré aquecido (180ºC), por aproximadamente 25 minutos (depende do forno), até a superfície ficar dourada.
Recheio
Primeiro dourei o alho no óleo aquecido e depois acrescentei a carne moída, sempre mexendo para não formar grumos. Depois da carne estar refogada juntei a cebola, o tomate, o louro, o sal e a pimenta do reino. Misturei bem e depois coloquei 1/2 xícara (chá) de água quente. Tampei a panela e deixei cozinhando em fogo baixo, até a carne ficar com um molhinho espesso (mas quase seca). Adicionei o tempero verde picado,as azeitonas, retirei a folha de louro e desliguei o fogo.
Montagem
Agora é que são elas!
Estendi um pano de prato (limpo e um pouco úmido) na mesa, sobre ele desenformei o rocambole, coloquei o recheio (deixando uma distância nas bordas, para o recheio não vazar quando fosse enrolado).
Depois, delicadamente,com a ajuda do pano de prato fui enrolando, pressionando a massa levemente, mas sem apertar muito (para não rachar).
Transferi para uma travessa, coloquei molho de tomate (bem quente) sobre o rocambole e finalizei polvilhando queijo ralado.
Parece difícil mas não é ,viu?
Mas tem que ter jeitinho....