domingo, 2 de abril de 2017

Bolo de tangerina (perfumado)

Lindhias!!!


Está na moda as casas de 'bolo caseiro"...Essa hora ia chegar, né? Nada como um bolo simples, despretensioso, perfumado...com cheiro e gosto de lar!
Encontrei tangerinas lindas e pensei em um bolo úmido e aromático. Comprei algumas e fui procurar uma receita que me agradasse. Toca jogar "bolo de tangerina" no Google...e a receita escolhida foi esta: http://www.leiliane.com.br
Ficou do jeito que eu queria: úmido, aromático, consistência macia e crostinha deliciosa. 
À receita!!

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado (pedia 1 xícara)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 ovos  (pedia 03 inteiros)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) suco de tangerina
raspinhas de casca de tangerina (não coloquei)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda para umedecer o bolo
1/3 xícara (chá) de suco de tangerina
1 colher (sopa) de açúcar refinado

Cobertura
 1/2 colher (sopa) de suco de tangerina
8 colheres (sopa) de açúcar refinado

Como fiz
Massa
Primeiro peneirei,separadamente, o açúcar e a farinha de trigo. Reservei. Depois untei e enfarinhei uma forma de pão (tipo bolo inglês, mais comprida). Separei as gemas das claras e peneirei-as. Bati as claras em neve e reservei.
Coloquei o forno para aquecer à 180ºC. 
Em seguida coloquei na tigela da batedeira o açúcar e a manteiga, bati até ficar um creme claro e fofo. Adicionei a farinha de trigo, a pitada de sal, o suco (coado) da tangerina e fui acrescentando as gemas (uma por uma),sempre batendo bem até a mistura ficar homogênea.
Retirei da batedeira e juntei (manualmente) o fermento em pó e as claras em neve. Mexi delicadamente, até que ficassem bem incorporados à massa.
Coloquei a massa na forma e levei ao forno por aproximadamente 25 minutos (vai depender do forno!). Fiz o teste do palito para verificar se estava assado.

Calda para umedecer
Enquanto o bolo assava preparei a calda, misturando o açúcar com o suco de tangerina.

Cobertura
Também fiz enquanto o bolo assava. Misturei o suco de tangerina ao açúcar aos poucos - usei 8 colheres- pois não queria uma calda muito espessa. Querendo assim é só dobrar as quantidades.

Finalização
Retirei o bolo do forno e imediatamente passei  a calda (com a ajuda de um pincel de silicone) sobre ele, não desenformei, pois queria que a calda escorresse pelas laterais do bolo, para que este ficasse mais úmido.
Finalmente passei a cobertura e deixei que secasse até formar uma casquinha. 
Como dizem por aí: super recomendo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário