quinta-feira, 6 de abril de 2017

Pastel assado-massa de iogurte





Reparem na espessura e leveza da massa...Demais!!!
Queria aproveitar uma sobra de carne moída que usei como recheio de panquecas. Pensei em algo leve e que fosse ao forno. A carne era pouca, então fiz mais um recheio: queijo prato, tomates, presunto, etc. Mas o recheio pode ser de qualquer coisa, desde que seja sequinho e não solte água quando assar.
Essa massa é fantástica, não fica aquele pastel enjoativo, pois o iogurte substitui parte da gordura (manteiga, margarina, banha...) que normalmente faz parte da massa. A receita da massa tirei daqui, mas fiz apenas a metade:https://gastronomiaporesporte.com
Também é de fácil manuseio. Uma ideia gostosa para uma lanchinho da tarde ou noite. Hummm!!

À receita, pois!

Ingredientes

Massa 
150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 gemas (peneiradas)
1 copo de iogurte natural consistência firme
aproximadamente 350 g de farinha de trigo (peneirada)
1/2 colher (sopa) de queijo parmesão ralado fino

Recheio
Carne moída refogadinha, bem temperada e bem sequinha
ou
1 xícara (chá) de presunto cozido picadinho 
1 xícara (chá) de queijo picadinho (usei o prato)
1 colher (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de tomates sem pele, sem sementes e picadinho
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 pitada de sal
orégano a gosto
1 gema e azeite para finalizar

Como fiz

Massa
Em uma tigela juntei a manteiga, as gemas e o iogurte natural. Dei uma mexida para que os ingredientes se misturassem. Em seguida coloquei o queijo parmesão e a farinha de trigo, que fui juntando aos poucos e incorporando na mistura  com as pontas dos dedos. Trabalhei a massa até  que  ficasse homogênea, se desprendendo facilmente das mãos e formando uma bola facilmente. É importante parar de manusear a massa assim que der essa consistência. Envolvi em filme plástico e levei à geladeira por 30 minutos.

Recheio
Enquanto a massa descansava , preparei o recheio. Aqueci o azeite e nele dourei (levemente) a cebola, depois juntei o tomate picadinho e uma pitada de sal (lembrar que o queijo e o presunto já são salgados). Deixei em fogo baixo, dando uma mexidinha de vez em quando, até que tanto a cebola como o tomate não soltassem mais líquido. Quando o refogado ficou bem sequinho, retirei do forno e esperei que chegasse à temperatura ambiente. Só então coloquei o presunto, o queijo e o orégano. Misturei e reservei.

Montagem
Com a ajuda de um rolo estendi a massa em superfície enfarinhada. Abri-a em uma espessura nem muito fina (para o cheio não vazar) e nem muito grossa (para não ficar em desequilíbrio com o recheio e enjoativa).
Com a ajuda de um molde (caso não tenha usar um copo) cortei a massa  em círculos, coloquei o recheio no centro e fechei delicadamente com os dedos. Depois apertei bem as bordas. Finalmente pincelei os pastéis com a gema misturada ao azeite. 
Levei ao forno pré aquecido à 180ºC, em assadeira untada e enfarinhada,  e assei até que os pastéis ficassem dourados.

Observação: nos pastéis de queijo e presunto polvilhei orégano para diferenciar dos que estavam recheados com a carne moída.

Servi quentinhos😋

Nenhum comentário:

Postar um comentário