sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Bolo de Ovomaltine


Resultado de imagem para propaganda vintage ovomaltine
Imagem: https://br.pinterest.com
Eu sou da geração Ovomaltine...tinha o Toddy, o Nescau e o Ovomaltine para incrementar o leite das "quianchas". Eu preferia o Ovomaltine, pelo cheirinho e pela crocância. Agora são tantas marcas de achocolatados, né não?
Depois veio o milk shake do Bob's com Ovolmaltine. Que delícia! Ficou na história, virou um ícone das guloseimas. Hoje é motivo de guerra entre o Bob's e o McDonald's.
Acho uma injustiça para o Bob's...afinal ele é o pai da criança!
E fomos descobrindo outras delícias com Ovomaltine: brigadeiros, recheio de bolo, frapês, pudins e bolos.
Como tinha o famoso dando sopa (comprei para o filho que não consumiu tudo) fui atrás de uma receita de bolo com a gostosura e escolhi essa: http://patchworkaholika.blogspot.com.br. Não me arrependi pois ficou uma gostosura, com textura diferente da bolo comum de chocolate e uma espécie de creminho que faz toda a diferença!



Ingredientes

Creme

2 caixinhas de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal ( a receita pedia margarina culinária)
1 xícara (chá) de Ovomaltine
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (na receita eram 2)

Massa

3 ovos grandes e inteiros (gemas peneiradas)
1 xícara (chá)  de óleo (usei o de milho)
1 xícara (chá) de leite integral morno
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras(chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de Ovomaltine
1 colher (sopa) de fermento em pó

Como fiz

Creme
Misturei bem todos os ingredientes e levei ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar (ponto de mingau grosso). Demorou um pouco. Retirei do fogo e reservei até esfriar. Enquanto isso preparei a massa.
Massa
Primeiro peneirei o açúcar e a farinha de trigo. Depois bati no liquidificador os ovos, o óleo e o leite. Coloquei o açúcar, a farinha de trigo e o Ovomaltine em uma tigela e misturei bem. Assim que a mistura do liquidificador ficou bem batidinha (formando uma espécie de "espuminha") despejei-a sobre os ingredientes secos e misturei com a ajuda de um fouet, até que formou uma mistura homogênea. Finalmente adicionei o fermento que incorporei à massa, delicadamente, com a ajuda de uma espátula de silicone.
Despejei a massa em uma forma de furo central untada e enfarinhada. Sobre a massa ainda crua, despejei o creme reservado. Não se deve misturar. Apenas despejar o creme sobre toda a superfície da massa, devagar, de modo que fique bem espalhado. Levei ao forno pré-aquecido (180ªC) por aproximadamente 40 minutos (depende do forno). 
Fiz o teste do palito (deve estar pegajoso na ponta e sem nada no restante). Retirei do forno e deixei amornar antes de desenformar, o que deve ser feito de forma delicada (para não romper a casquinha e vazar o creminho). Ao desenformar, a parte de baixo da massa deve ficar virada para cima
Esperei esfriar antes de servir. Uma delícia como pode ser constatado nas fotinhas!

Observações:
a sequência deve ser respeitada, nada de creme quente na massa, viu?
o bolo rende bem, por isso use forma de furo de tamanho razoável.   
e por último, mas não menos importante, não abrir o forno nos primeiros 20-30 minutos.                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário