domingo, 10 de dezembro de 2017

Pudim de banana - outro



    Pessoas, existe uma fruta mais aproveitável em preparações culinárias e mais amada do que a banana? E a danada ainda tem várias cultivares e é barata (por enquanto...)!
    Então vamos aproveitar e fazer mais uma gostosura com ela? Já temos uma receita de pudim aqui no cafofo, mas sempre cabe mais uma, né?
    A receita veio daqui: http://www.pamelabrandao.com

Ingredientes

Pudim
01 lata de leite condensado (de boa qualidade)
01 lata de leite integral (a medida é a lata de leite condensado)
02 bananas nanicas (médias ou grandes) maduras - usei médias
01 colher (chá) de essência de baunilha
04 ovos grandes (gemas peneiradas)
01 colher (sopa) de amido de milho

Calda
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal (pode usar o refinado)
12  xícara (chá) de água bem quente

Como fiz

Calda
Primeiro fiz a calda, pois gosto que esfrie (endureça) um pouco antes de colocar o pudim. Assim evitamos que a calda se misture com o líquido do pudim. 
Coloquei o açúcar  direto na forma (aí exige bastante cuidado, se não confia no seu taco, faça em uma panela à parte e depois espalhe na forma), em fogo bem baixo, e evitei mexer até ficar douradinho. Depois juntei a água quente (com bastante cuidado porque espirra!), misturei e deixei ficar no fogo até não ter mais grumos (torrões) de açúcar. Retirei do fogo e espalhei a calda (rapidamente e com cuidado) nas laterais e no fundo da forma (de aproximadamente 20 cm de diâmetro). Deixei descansando enquanto preparava a massa do pudim.

Pudim
Bati todos os ingredientes no liquidificador sendo que as bananas cortei em rodelas grossas para facilitar o processamento. Despejei na forma já caramelizada. Não fiz o que a receita pedia: assar no forno. Cozinhei na chama do fogão, em forma própria para banho-maria, sempre repondo a água quente. Retirei quando fiz o teste da faquinha no centro do pudim (tem que sair limpinha, tá?).
Esperei esfriar em temperatura ambiente e depois levei à geladeira (bem tampadinha) de um dia para o outro. Desenformei um pouco antes de servir o que fiz acrescentando algumas fatias da banana  levemente embebidas em suco de limão - para que não escureçam e também para um contraste com a doçura do pudim.
Obervação: Esse pudim demora um pouco para chegar ao ponto, aproximadamente 01 hora e 40 minutos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário