Quem passa por aqui de vez em quando já deve ter percebido que sempre tem um receita de torta no pedaço. É isso mesmo: gosto de fazer tortas!
Gosto de deixar o recheio pronto antecipadamente, fazer a massa e deixar descansando na geladeira e só voltar à me incomodar na hora da montagem. O que não significa que não capriche na delícia! Gosto de servi-las com uma salada fresca, com folhas, tempero caprichado (uso bastante o iogurte com hortelã,azeite e limão), tomatinhos cerejas, cebola roxa e o que mais tiver à mão.
Essa é mais uma massa que experimentei e gostei. Pensei que ficaria gordurosa mas o resultado foi leve e sequinho. Em vez do tradicional requeijão cremoso fiz um molho branco super encorpado com um pouco de parmesão ralado na hora.
Ficou ótimo, pois o molho branco conferiu não só cremosidade mas também mais sabor ao recheio. Fiz com frango, mas vou experimentar com camarão (acho vai ficar sensacional!).
A receita da massa tirei daqui: http://www.culinariareceitas-grupo.com.br
Ingredientes
Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal (a receita pedia margarina)
1/2 xícara (chá) de óleo de milho (ou girassol)
1 gema (peneirada) de ovo grande - reservar a clara
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1/2 colher (café) de sal
Recheio de frango
Fiz o de sempre, só procurar nas receitas de tortas salgadas. Ou faz o seu refogadinho de frango mesmo, aquele que todo mundo elogia.
Molho branco
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
100 ml de leite integral
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso (de boa qualidade)
noz moscada ralada a gosto
sal (se achar necessário depois que colocar o parmesão ralado)
Finalização
1 gema de ovo (peneirada) misturada com 1/2 colher (sopa) de azeite
Como fiz
Massa
Coloquei a farinha de trigo em uma tigela, abri um buraco no meio e adicionei a gema, o sal, o óleo, a manteiga e o leite. Fui incorporando a farinha (de fora para dentro) apenas com os dedos. Devemos sempre lembrar que massa de torta é para ser tratada com delicadeza (carinho!), não pode ser sovada para não ficar dura. Massa crocante é uma coisa, massa dura é outra!
Fiz esse processo até os ingredientes ficarem bem incorporados e formasse uma massa que se desprendeu facilmente dos dedos. Formei uma bola, envolvi em filme plástico e levei à geladeira por 40 minutos aproximadamente.
Molho branco (bechamel)
Em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo, derreti a manteiga. Depois adicionei a farinha de trigo, mexendo sempre com a ajuda de um fouet até que esta ficasse dourada. Juntei o leite aos poucos, incorporando os ingredientes (sempre com o fouet) até que o molho ficasse espesso e sem grumos.
Deixei mais alguns minutos no fogo até o molho começar se soltar do fundo da panela. Retirei do fogo e temperei com a noz moscada e o queijo ralado. Não foi necessário acrescentar a pitadinha de sal. Reservei até chegar à temperatura ambiente.
Montagem
Utilizei uma forma de aro removível já untada (23 cm de diâmetro) e forrei as laterais e fundo com a metade da massa. É importante que não fique grossa nem fina demais.
Pincelei as laterais e o fundo da massa com a clara reservada (ajuda a impermeabilizar ou seja a massa não fica encharcada com o recheio). Em seguida coloquei o recheio de frango e por cima deste espalhei o molho branco.
Cobri com o restante da massa. Pincelei com a gema misturada com o azeite e levei ao forno - pré-aquecido 180ºC - até que ficasse dourada tanto na superfície quanto nos lados.
Aguardei uns 10 minutos para servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário