domingo, 29 de maio de 2011

Torta de palmito com cobertura cremosa

Ficou linda!


Essa receita eu peguei de um blog, o problema é que achei que tinha salvado o nome do blog, mas infelizmente parece que esqueci ou perdi, por isso não posso dar o crédito. Mas nada é perdido... ainda vou encontrar a fonte dessa delícia e fazer juz a quem merece.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de manteiga gelada (200g)

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/3 xícara (chá) de leite (80ml)

1 ovo

1 colher (chá) de sal

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Como fiz:

Essa massa tem um procedimento diferente das que normalmente faço, nesse caso usei a batedeira no começo do processo. Misturei a manteiga gelada cortada em pedaços, o fermento, o leite, o ovo, e o sal e bati em velocidade baixa até que esses ingredientes ficassem incorporados. Manualmente e aos poucos incorporei a farinha de trigo (peneirada), delicadamente, com a ponta dos dedos, sem sovar, até que ficasse uma massa homogênea. Feito isso, a massa foi envolvida em filme plástico e levada à geladeira por 30 minutos.

Recheio: O recheio foi feito como o da torta de palmito já postado aqui (ver tortas salgadas), só adicionei ervilhas (das congeladas, latinha não, please!). Fiz com antecedência para que estivesse frio quando fosse utilizado, colocar recheio quente na massa faz com que a parte da massa em contato com ele cozinhe e vire uma meleca!

Cobertura:

4 claras em neve

2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (o de lata não dá certo)

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino

Incorporei o creme de leite com as claras em neve, somei a pimenta e o sal a gosto.

Montagem:

Essa massa pode ser aberta com o rolo, mas eu forrei as laterais e o fundo de uma forma untada com manteiga e esfarinhada, utilizando apenas as mãos. Ficou bom.

A foma que utilizei tem 22,0 cm de diâmetro e é baixa, própria para tortas. Após forrar a forma com a massa, furei o fundo com o garfo em vários pontos, para não formar bolhas. Essa massa é firme, não precisa usar o truque do feijão (forrar a massa com alumínio e colocar feijões crus para que ela não desmorone enquanto assa). Depois de dourada, mas não muito (pois ela ainda voltou ao forno) retirei do forno e deixei amornar um pouco.

Só então coloquei o recheio e por cima dele a cobertura. Levei novamente ao forno até que a cobertura ficasse bem douradinha. Sensacional!!!!

Essa massa tem um textura diferente da massa podre (pâte brisée), fica menos quebradiça, mais firme e sente-se menos o gosto da manteiga. Para minha filha que não aprecia muito a brisée, pois a considera enjoativa, essa é a massa ideal para uma boa torta.

E deliciosa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário