segunda-feira, 6 de junho de 2011

O comer brasileiro pelos tempos - 2

Continuando a saga do comer brasileiro, segundo a revista Claúdia, chegamos na década de 20 do século passado. Parece que foi no tempo da melindrosas dançantes que chegou o glorioso, amado e indispensável pão francês, boicotador de qualquer dieta., Inicialmente era chamado de "pão de sal", em contraponto ao italiano, mais comum nas padarias e como foi considerado mais refinado além de ser derivado da baguette francesa recebeu então o nome pelo qual é conhecido e amado até hoje.

O filet Chateaubriand também deu o ar de sua graça, cercado de batatinhas noisette e aspargos, e foi criado pelo restaurante Spadoni que funcionou até 1947.

O glorioso Guaraná Antarctica, orgulho brasileiro junto com as Havaianas, o carnaval, o futebol e a feijoada, borbulhou pela primeira vez em 1921 para nunca mais sair de cena.


E, finalmente, a Confeitaria Colombo (que até hoje encanta) brilhava com seus sofisticados chás da tarde recheados de guloseimas delicadas..só tinha um porém, existia um horário para as famílias e outro para as moças mais "saidinhas" ou "liberadinhas" digamos assim.


Todas as ilustrações foram retiradas do banco de imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário