domingo, 26 de fevereiro de 2012

Frango empanado com parmesão.

Tá bonito, tá bonito..tá totoso, tá totoso...
Dá para notar o queijinho esperto derretendo e se mostrando?
Imagem: Felipe

Eis aqui esse franguinho...feito numa pressa só...outros franguinhos virão...mas a receita é uma só...

Então, pressa..pressa...ó tempos modernos! Tive o pedido de frango à milanesa, resolvi dar uma diferenciada no velho conhecido aqui de casa e usei também também queijo parmesão ralado grosso. Ficou "óteeemoo". Sequinho, bem temperadinho por dentro e crocante por fora. Sem contar o limão que deu aquela bossa à mais no petisco.

Ingredientes
Para temperar o cocó
1/2 kg de filézinhos de frango (sassami)
suco de 2 limões
sal a gosto
1 colher (sopa) bem cheia de mostarda
1 colher (sopa) de salsinha micropicadinha
2 dentes de alho super amassadinhos
azeite
Para empanar
2 ovos (grandes)
farinha de trigo o suficiente para empanar os filés
2 xícaras (chá) de farinha de rosca (bem fresca)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
óleo (uso de milho)

Como fiz

Lavei e limpei o que foi necessário dos filezinhos. Usei o suco de 1 limão e 2 xícaras (chá) de água para deixar os filezinhos um tempo de molho (mais ou menos 10 minutos). Escorri e passei sob a água corrente. Escorri novamente e juntei os temperos. Deixei na geladeira por uns 20 minutos, pegando "gosthio".
Enquanto isso bati levemente os dois ovos em um prato fundo. Em outro coloquei a farinha de trigo e em um terceiro coloquei a farinha de rosca bem misturadinha com o queijo parmesão.
Aí fiz a sequência tradicional de qualquer milanesa: passei os filezinhos na farinha de trigo, retirei o excesso e passei nos ovos batidos. Por último, passei na mistura de farinha de rosca e parmesão. Apalpei bem para a crostinha grudar no bichinho. Levei novamente à geladeira (um tempo de geladeira garante uma melhor aderência das farinhas e do ovo, impedindo que a casca se solte durante a fritura).
Feito isso, coloquei óleo em uma frigideira ...na quantidade suficiente para cobrir o franguito. Deixei o óleo aquecer bem e fui fritando aos poucos. Importante não colocar muitos de uma vez para o óleo não esfriar, espumar e terminar tudo em um desastre ou seja: filezinho encharcado e com a casca delícia da milanesa se soltando.
Não devemos esquecer jamais de colocar os empanadinhos em papel toalha depois da fritos. Assim a consciência pesa menos. Além de ficar mais saboroso, claro!
Foi isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário