domingo, 24 de junho de 2012

Bolo de chocolate com nozes ou Carol foi fazer uma visita

Imagem: Felipe A.
Visão "aérea" do bolinho..eitia que esse menino podia ser  piloto de avião!
Então Carol, amiga de faculdade do meu filho, apareceu no apartamentinho do garoto. Não é bem que apareceu...foi convidada para um lanchinho. Teve torta aberta de palmito (já postada aqui) e esfiha (também já receitada por aqui)...mas a menina é louca mesmo por esfiha. Afinal Carol você é descendente de árabes ou de japoneses, hein?
Para completar um bolo de chocolate daqueles que só um "chocólatra", "doçólatra"...consegue comer dois pedaços...bem ela e meu filho conseguiram! Eles têm a força!!!
Fiz esse bolo em atenção ao rapagão, que não é muito chegado em doces, mas que se acaba em bolo de chocolate, além de ser fã de nozes e avelãs. Então,tá ! Coloquei tudo no mesmo balaio e o resultado foi um bolo fofo, de sabor forte e com a crocância das nozes.
A receita da massa tirei daqui: http://pt.petitchef.com/ mas fiz uma modificação.
Imagem: Felipe A.
Vejam que bolo mais "excessivo"..excesso de recheio e de cobertura...
Ingredientes

Massa do bolo

03 ovos (usei 04)

 1 1/2 xícara (chá) de açúcar

03 colheres (sopa) de manteiga

06 colheres rasas (sopa) de chocolate em pó

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada

01  xícara (chá) de leite

01 colher (sopa) de fermento em pó

1/2 xícara (chá) de nozes moídas grosseiramente

 manteiga para untar a forma

chocolate em pó para polvilhar

Como fiz

Na batedeira bati as gemas, o açúcar e a margarina até ficar um creme fofo e claro. Juntei o chocolate em pó e bati mais um pouco até que o mesmo se incorporasse ao creme. Fui adicionando aos poucos a farinha alternada com o leite ou seja: um pouco de farinha, um pouco de leite e uma batidinha...até não restar nadica desses dois. Desliguei a batedeira e incorporei as nozes manualmente. Depois as claras em neve e o fermento em pós. Esses dois últimos ingredientes em movimentos lentos e delicados (quer bolo fofinho? Então capricha no "amô" na hora dos finalmente). Coloquei para assar em forma redonda (20 cm de diâmetro..por aí) untada com manteiga e polvilhada com chocolate. Levei ao forno pré-aquecido (180º) por aproximadamente 20 minutos. Ou seja: depois desse tempo fiz o teste do palito que saiu sequinho. Fui então ao recheio e cobertura...


Observação: a receita usa os ovos inteiros, eu preferi usar as claras em neve. 
  
       Ingredientes

Recheio e Cobertura

2 latas de leite condensado (usei o Moça Nestlé, faz toda a diferença, sim...)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha de creme de leite (longa vida)
1/2 xícara (chá) de nozes grosseiramente picadas (reservadas apenas para o recheio)

Como fiz

Fiz o infalível brigadeiro, do jeito de antigamente e não do jeito "gourmet" tão em moda.
Levei o leite condensado, a manteiga e o chocolate ao fogo baixo, em uma panela de fundo grosso (é importante para o brigadeiro não "pegar" no fundo, antes do ponto desejado) e fui mexendo e mexendo, com a paciência que perdi não sei aonde até o bendito começar a se soltar do fundo. Aí é que a porca torce o rabo: é brigadeiro para "espalhar" e não para "enrolar"...não pode ficar dando bobeira no fogo depois desse ponto, tá bom?
Retirei do fogo e adicionei o creme de leite. Incorporei bem e separei o doce em duas porções: em uma adicionei as nozes e a outra reservei.
Cortei o bolo ao meio ..nessa hora você pode optar em dar um regada com uma caldinha ou não. Esse bolo ficou tão fofo que deixei a caldinha para outro dia. Coloquei o recheio em uma das metades, fartamente e sem miséria. Cobri com a outra metade que foi "besuntada", "envolvida" ou melhor "asfixiada" pela outra metade do brigadeiro. Sobraram algumas nozes para fazer uma graça nesse bolo que não foi feito com a intenção de ficar bonito, mas sim loucamente delicioso e irresistível para quem tem paixão por chocolate e também...por nozes.
Imagem: Felipe A.
Carol apreciando o bolinho em um prato verde "espanto" ..coisas do apê do Fê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário