sábado, 2 de junho de 2012

Enformadinho de mandioquinha recheado com nata


Pois é ...já tinha dado um "murchadinha" básica, vai explicar para esse "enformadinho" complexado que ele não é um soufleé...
Então resolvi fazer um "enformadinho" de mandioquinha (batata-salsa, batata baroa e etc...) para acompanhar um pedaço de mignon com ervas. Achei que ficou muito bom e montei minha receita com um pouquinho de "ajuda" da Internet, mas como fiz várias "peraltices" mudando um pouco aqui e ali, não posso dar crédito à esse ou aquele. Resolvi rechear meu enformadinho apenas com nata,que é esse creme de leite espesso muito utilizado aqui pela bandas do Sul. Gostei do resultado, a nata com seu sabor levemente amanteigado e consistência cremosa suavizou com méritos o sabor mais acentuado da mandioquinha.



Ingredientes

Massa

2 xícaras (chá) de mandioquinha cozida com um pouco de sal e passada pelo espremedor
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
2 ovos inteiros (gema passada pela peneira)
1 gema (para pincelar)
noz moscada ralada na hora
1/4 xícara (chá) de leite integral
1 e 1/2 colher (sopa) de queijo minas padrão ralado grosso

Recheio
 1 xícara (chá) de creme de leite bem incorpado
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (sopa) de cebola micropicadinha
1 pitadinha (inha..inha..mesmo) de sal

Como fiz

Cozinhei as mandioquinhas com um pouco de sal até ficarem macias. Escorri-as e passei imediatamente pelo espremedor de batatas. Juntei a manteiga, a noz moscada (moderação,tá?) e o leite. Incorporei muito bem. Reservei para que essa massa esfriasse um pouco. Enquanto isso fiz o recheio...refoguei a cebola no azeite até ficar douradinha. Esperei esfriar (colocar a nata nessa hora não pooode!...a mesma se tornaria líquida). Só depois juntei a nata e o "tico" de sal, agregando bem os ingredientes. Levei à geladeira até o momento de utilizar.
Na massa já morninha coloquei os ovos (apenas os dois inteiros) previamente misturados (sem bater) e a farinha de trigo. Incorporei até que a massa ficasse bem homogênea. Finalmente juntei o queijo ralado (não usei parmesão pois o sabor forte do danado junto com o sabor característico da mandioquinha poderia,  ficar um pouco demais).
Utilizei forminhas altas (daquelas usadas para mini tortas) untadas e polvilhadas com farinha de rosca (mas pode-se usar uma forma ou refratário maior e fazer tudo de uma batelada só, mas a idéia era que fossem "enformadinhos" individuais) nas quais coloquei a metade da massa e sobre ela 1 colher (sopa) generosa do recheio e cobri com mais um pouco da massa que foi pincelada com a gema reservada misturada em um pouquinho de azeite. Coloquei as forminhas em uma forma grande e levei ao forno já pré-aquecido (180-200°C) até que o conteúdo das mesmas se mostrasse estufado e orgulhosamente dourado.
Servi imediatamente, mas o enformadinho demonstrou ter complexo de soufleé, perdendo logo sua forma original - murchadinha básica. Tal fato não comprometeu em nada o resultado...uma delícia dar uma "garfada" no tal  e sentir sua textura se misturando à suavidade da nata.
Muita atenção e certo ar de "detetive"  para ver a nata toda cremosinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário