domingo, 24 de junho de 2012

Sopa de ervilhas para uma noite gelada

"Toc..toc..toc..quem bate?
é o frio....
Pode entrar..eu deixo você ficar
tenho sopinha de ervilha
bem  gostosinha e
que vai  me esquentar.."

Então o frio chegou! Para quem luta contra a balança esse pedaço do ano é a maior prova de força de vontade, fé, resistência, foco, meta, sacrifício e etc. Todas essas qualidades ficam longe dessa pessoa que vos escreve quando o tempo convida à uma comida quentinha e reconfortante..Tá preocupada com o peso? Fuja dessa receita. Se resolver encarar, coma sem culpa, sem choramingos e sem ai..ai. Aprecie sem moderação deixando a dieta na gavetinha e esperando o verão chegar...aí é pisar sem freio nas saladetes!

Ingredientes

Para a sopa

3 xícaras (chá) de ervilhas frescas
1/2 xícara (chá) de bacon picadinho
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho amassadinhos
1 cebola média micropicadinha
1 folha de louro
costelinhas de porco defumadas e aferventadas (usei 4)
1 xícara (chá) de linguiça tipo calabresa ou portuguesa fatiada
cebolinha e cheiro-verde picadinhos

Acompanhamento

Cubinhos de pão francês
Azeite
Orégano
Sal grosso ou flor de sal

Como fiz

Lavei as ervilhas e reservei. Fritei o bacon no azeite, juntei o alho e a cebola e deixei dourar. Acrescentei então a linguiça e deixei dar uma "fritadinha". depois acresceitei as costelinhas e as ervilhas. Coloquei 1 e 1/2 lt de água quente, um pouco de sal (lembre-se: a água sofre redução, salientando o sabor do sal... melhor colocar bem pouco e corrigir no final) e uma folha de louro. Abaixei o fogo e deixei essa mistura cozinhando lentamente até parte das ervilhas se dissolverem. Havendo necessidade pode ir acrescentando água quente aos poucos. Eu gosto com o caldo encorpado mas com algumas ervilhas inteiras. Ervilhas frescas são deliciosas. Nem pense em fazer com ervilha em conserva, vai ficar ruim. Com ervilhas congeladas nunca fiz então não posso opinar.
Depois de atingir o ponto desejado, corrijo o sal e acrescento o cheiro-verde. Sirvo com os croutons, azeite e um bom vinho.

Croutons

Não tem segredo. Passo os cubinhos de pão em uma mistura de azeite com orégano generosamente. Polvilho com sal grosso (muito pouco!), mas não tem problema usar o refinadinho. Levo ao forno e fico vigiando muito bem, para que fique douradinho ou seja resulte em um verdadeiro crouton e não um "carvon".

Nenhum comentário:

Postar um comentário