Massa leve, recheio levemente ácido e o sabor dos morangos maduros...Hummmm! Imagem: Felipe A. |
Então é tempo de morangos...bora aproveitar o preço bom e os frutos madurinhos de todas as formas possíveis. Suco, frozen, sorvete, só ele merrmoo com chantilly ou sorvetinho, bolos, mousses...etc..etc. Além de tortas e tortinhas, com diferentes massas e recheios. Fiz essas mini tortinhas com uma massa que achei óteema, o recheio é tipo assim...um mousse de limão gelatinada, a cobertura era para ser só morangos polvilhados com açúcar na hora de servir, mas meu filho curte uma gelatina...então coloquei a bendita, mas em pouca quantidade, apenas para envolver os morangos. Pode-se colocar mais morango depende da preferência.
No caso eu achei a quantidade perfeita para o que eu queria: que o recheio também pudesse ser notado e apreciado.
Mais um close que eu mereço! Imagem: Felipe A. |
Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
150 g de manteiga sem sal e um pouco gelada
1 pitada de sal
1 ovo pequeno levemente misturado
Recheio
1/2 pacote de gelatina incolor (6 g)
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano (pode ser o Tahiti)
1/2 lata de creme de leite (sem o soro)
6 colheres (sopa) de suco de limão
Para finalizar
Morangos
1 pacote de gelatina de morango
Como fiz
Massa
Em uma tigela misturei a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o ovo batido, sempre com as pontas dos dedos. Depois que esses ingredientes ficaram bem incorporados adicionei a manteiga, cortada em pedacinhos e continuei incorporando com a ponta dos dedos até formar uma bola lisa e homogênea. Nada de mexer muito, de sovar, jogar na parede e nem pisotear em cima. É tudo muito delicado, tá bom?
Depois dessa etapa, envolvi a massa em filme plástico e levei à geladeira por no mínimo 30 minutos.
Após esse tempo forrei forminhas untadas e esfarinhadas com a massa, tendo o cuidado de não deixar nem muito grossa (argh!) nem muito fina. A massa pode ser colocada em uma forma maior apropriada para tortas. Tanto faz, tá?
Dessa vez fui caprichosa: depois de colocada a massa, forrei as mesmas com círculos de papel manteiga e preenchi com feijão (crú!!!) e só depois levei ao forno pré-aquecido (180ºC) para assar. Deixei que ficassem bem douradinhas (acho que dá para ver nas fotos). Depois de assadas deixei esfriar para que recebessem o recheio - sem o papel manteiga e sem os feijões of course!
Recheio
Enquanto a massa descansava na geladeira fiz o recheio. Primeiro preparei as raspas do limão que devem ser muito finas e não ter nada da parte branca (essa parte estraga qualquer guloseima, amargando a gostosura). Em um recipiente juntei as raspas, o leite condensado e o suco de limão. Misturei bem (dá aquela engrossadinha!). Reservei.
Em um pequeno refratário hidratei a gelatina incolor com 2 colheres (sopa) de água. Feito isso levei o recipiente ao banho-maria até que a gelatina estivesse quente e dissolvida. Isso feito adicionei a gelatina ao creme de limão reservado e incorporei bem. Finalmente juntei o creme de leite misturando bem com um fouet. Levei então à geladeira enquanto as tortinhas assavam.
Depois que as tortinhas esfriaram coloquei o recheio e as levei para a geladeira.
Finalização
Fiz a gelatina de morango conforme manda a receita, apenas utilizando a metade da quantidade de água recomendada. Ou seja: utilizei 125 ml de água quente para dissolver a gelatina mais 125 ml de água fria. Levei à geladeira até que ficasse com consistência semelhante à "clara de ovo". Não pode dormir no ponto (e eu quase sempre durmo e tenho que refazer a operação, saquinho viu?) senão fica dura demais e não conseguimos empregá-la. Ela tem que envolver os morangos e para isso deve estar na consistência recomendada.
A saga chega ao fim: retirei as tortinhas da geladeira, coloquei os morangos lavados e secos sobre o recheio e sobre eles um pouco da gelatina. Voltei com as gostosuras à geladeira até o momento de servir.
Foi assim!