sábado, 22 de setembro de 2012

Risoto de ervilha torta e chips de presunto

Até tirar a foto fiquei um pouco mais "sequinho"..como é difícil ser top model!
Imagem: Felipe A.
Então risoto é sempre uma boa! Se for executado acompanhado de um bom papinho, música e vinho já é uma festa!!
Risoto exige boa companhia, tempo para perder, falta de pressa...enfim, tudo numa boa! E o resultado é sempre saboroso quando alguns detalhes que seu preparo exige são respeitados. 
Esse que está aí na fotinha foi para aproveitar o tempo das maravilhosas ervilhas tortas - que eu particularmente amo, bem novas, verdes e crocantes - e o meu pouco tempo de descanso junto aos meus. Não gostei muito do arroz arbóreo que utilizei dessa vez. Sempre uso o mesmo. Troquei e achei que "enxuga" muito rápido, comprometendo a cremosidade. Usei a medida de caldo que uso sempre, mas acho que esse arroz pedia mais. Mas não tinha....rárárá!
O sabor ficou bem bom, suave na medida certa e com o crocante do chips dando um contraste na textura.
Então tá!

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
2 colheres (chá) manteiga sem sal
100 g de ervilhas tortas
pimenta do reino (opcional)
sal a gosto
1 cebola média micropicadinha
1 e 1/2 l de caldo de legumes (tem receita aqui)
1 xícara (chá) de vinho branco seco (qualidade razoável, pelo menos)
100 g de presunto cozido (melhor de Parma, mas não tinha no mercadinho)
azeite a gosto
1 colher (chá) generosa de manteiga gelada (finalizar)

Como fiz

Primeiro limpei as ervilhas, retirando seus "fios" de ambos os lados, com cuidado para que que não se abrissem - tá, algumas se abriram no preparo, mas aí meu "pudê" de controle não é 100% - escaldei-as rapidamente na água quente (com sal), o suficiente para ficarem macias mas ainda crocantes. Depois dessa etapa, preparei o chips de presunto (com o de Parma fica bem melhor, mas ficou legalzinho...) rasgando as fatias do delícia em tamanhos irregulares. Coloquei esse presunto em forma forrada com papel manteiga, polvilhei com um pouco de pimenta do reino moída na hora e reguei com azeite. Levei ao forno alto por alguns minutos até ficarem crocantes. Isso é jogo rápido, tá? Tem que ficar de "zóio" para não virar um carvão.
Retirei do forno e reservei.
Agora o risoto: foi daquele jeito de sempre...coloquei as duas colheres de manteiga em uma panela de fundo grosso e acrescentei a cebola. Deixei dourar e juntei o arroz, mexi bem por alguns minutos até que todos os grãos estivessem envolvidos pela manteiga. Bora colocar o vinho e deixar evaporar. É importante que o vinho tenha qualidade, pois um vinho sofrível vai comprometer o resultado final. Depois dessa etapa, fui fazendo a jogada de sempre: 1 concha do caldo de legumes (que deve ser mantido aquecido) e mexe que mexe, outra concha e mexe que mexe, até o arroz estar quase ao ponto...deve ficar "al dente". Quando o arroz estava quase chegando lá corrigi o sal (lembre-se que o caldo já possui sal) juntei as ervilhas e deixei mais um pouco no fogo. 
Retirei, acrescentei os chips de presunto e a manteiga gelada. Incorporei bem, tampei a panela com um pano de prato por alguns minutos antes de servir.
Depois..nhamnhamnham....!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário