domingo, 16 de setembro de 2012

Tapioca com creminho de manga

Essa manguinha junto e misturada com o creminho de tapioca é tudo de bom!
                                                                                        
Na verdade o nome dessa delícia é "Verrine de Manga com Creme de Tapioca" e quem eu vi fazer, no "Bem Simples" foi a Neka Mena Barreto como convidada da Carla Pernambuco. Pareceu-me delicioso e de fato é!
Neka avisou que não curte muito coisas bem doces, eu também não...para meu paladar ficou perfeito, mas  quem gosta de doce mais "doce" pode aumentar a quantidade de açúcar. Fiz a receita obedecendo todas as medidas e etapas ou seja não "brinquei" com a coisa e valeu muito a pena!

Ingredientes

Para o leite de coco natural 
300 g de coco fresca ralado
300 ml de água quente
Para o creme de tapioca
200 ml de leite integral
100 ml do leite de coco natural (dilicia!)
1 fava de baunilha
100 g de tapioca granulada 
2 gemas de ovos (peneiradas) 
50 g de açúcar cristal (usei o cristal orgânico)
Coulis de manga
1 manga madura mas ainda firme
120 ml de água (usei filtrada)
Para o chatilly
1 xícara (chá) creme de leite fresco
1/2 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

Como fiz

Primeiro fiz o leite de coco natural: esquentei bem a água (mas não deixei ferver) e bati junto como o coco ralado (fresco) no liquidificador. Bati muito bem e depois passei por uma pano fino e limpo. Reservei.
Aqui fiz algo diferente da receita: fervi 1/2 xícara (chá) de leite e deixei a tapioca de "molho". Fiz isso porque já fiz preparações semelhantes com a tapioca que utilizei (tapioca granulada Yoki) e ela é meio "dura na queda" quando se trata de amolecer. Aí..a gente dá uma mãozinha e dá certo!
Enquanto isso bati as gemas com o açúcar, bem batidinho. Depois fervi o leite integral com o leite de coco e a baunilha (sementinhas e as metades da fava), depois de fervido retirei as metades da fava e incorporei a gema, nessa hora deixei amornar um pouquinho pois não queria uns ovos mexidos, né? Voltei a panela ao fogo bem baixo e fiquei por uns cinco minutos (ufa!) mexendo, mexendo.... Retirei do fogo, deixei esfriar um pouco e juntei a tapioca que estava reservada. Sempre mexendo...Levei à geladeira por algumas horas.
O coulis de manga (caldinha, né?) é vapt-vupt: bater a manga (favor retirar casca e caroço..rs) e bati com a água no liquidificador. Não bati muito, apenas o suficiente para processar a manga. Reservei também na geladeira.
Um pouco antes de servir (uma hora antes, mais ou menos) incorporei o chantilly ao creme de tapioca e retornei o doce à geladeira, até o momento de servir, quando coloquei em taças.
Como fiz o chantilly: explicação boba para as prendadas moçoilas, senhorinhas e genéricos. .. é bater o creme de leite gelado com o açúcar, até espessar (quando levantar as pás da bateira, fica a marca das bichinhas..stop!!!), tem que ter cuidado senão vira manteiga.

Observação:
A Neka montou o creme com o coulis apenas por cima do mesmo e enfeitou com kiwi.
Fica bem bonito!  
Euzinha coloquei um pouco do coulis na base, o creme de tapioca e finalizei com mais coulis. Queria a manga mais presente. Mas fica do gosto de cada um.           

Muito bom!!
Imagem: Felipe A.

Um comentário:

  1. Tentei fazer esta receita com a sua adaptacão (deixando a tapioca de molho). Mas quando coloquei o creme feito na panela, ficou toda empelotada. Mexi muito, levei ao fogo e não teve jeito... Alguma dica? Obrigada.

    ResponderExcluir