domingo, 1 de setembro de 2013

Arroz de Camarão

Apenas um honesto e saboroso arroz de/com camarão...não me chamem de risotto, tá?

Cresci em cidade praiana (Santos) com peixes e frutos do mar sempre frescos no comércio. Ora na Ponta da Praia comprando na feirinha de peixes, ora nos Mercadinhos ou então no dia da feira do bairro. Em Santos as feiras acontecem todos os dias, nos diversos bairros da cidade. No meu Bairro era (acho que ainda é) às quintas-feiras. Café moído na hora, pastéis frescos (essa tradição santista!), bolachas à granel (e aí sempre tinha os pacotes "sortidos" de bolachas doces e salgadas), frios e defumados exalando perfumes, frutas frescas que podem ser provadas antes da compra...etc..etc...e claro: peixes e camarões frescos. Então quinta era dia de peixe.Quintas que eu adorava: as do camarão, da pescada e dos peixes de sabor suave. Quintas que eu odiava: sardinhas, bagres,tainhas e mariscos.
O camarão era ora com chuchu (simmm!!!) ora com Catupiry (o vero, não havia genéricos naquela época...que bom!!!) ora com mariscos e arroz (eu tirava os mariscos) ou apenas com arroz. O risotinho antigo, feito com arroz agulhinha. É esse prato que de vez em quando faço, para fugir do presente cheio de modinhas culinárias (mas sim...eu adoro o risotto italiano) e voltar ao paladar e lembranças de um tempo que não volta...ou: "nada do que foi será do jeito que já foi um dia". Na receita lá de casa, não tinha chips de mandioquinha nem alho poró. Mas era sempre delicioso e tornava as quintas- feiras especiais quando aparecia.

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz agulhinha
1 kg de camarão grande (rosa)
6 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) manteiga
2 dentes de alho amassadinhos
1 xícara (chá) de cebola (grande) picadinha - usei a roxa
2 tomates maduros sem pele e sem sementes
1/2 xícara (chá) de alho poró
salsinha e cebolinha picadinhas
pimenta do reino branca a gosto (moída na hora)
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
sal a gosto
3 mandioquinhas (batata salsa) médias
óleo o suficiente para fritar as mandioquinhas

Como fiz

Primeiro limpei os camarões (limpo tanto a parte de cima como a de baixo-que muita gente ignora ao fazer a higiene do camarão). Depois de limpos polvilhei a pimenta do reino (branca) e um pouco de azeite. Reservei. 
Preparei o molhinho que recebeu os camarões. Refoguei 3/4 da xícara de cebola picadinha em 02 colheres (sopa) de azeite até que murchasse. Coloquei à essa mistura o alho poró picadinho que também foi devidamente refogado e finalizei com os tomates. Coloquei um pouco de sal e finalizei com 1 xícara (chá) de água quente. Reduzi a chama do fogo ao mínimo e tampei a panela. De vez em quando dava uma olhada e uma "mexida". 
Enquanto o molho "chegava" no ponto - bem consistente - fiz o arroz do jeito normal: refoguei o alho amassadinho e o restante da cebola (1/4 xícara) nas 02 colheres (sopa) de azeite restante. Deixei dourar e acrescentei o arroz. Refoguei bem e adicionei a água quente (02 dedos acima do nível do arroz). Enfim, fiz do meu jeito de sempre...gosto dele soltinho e assim foi.
Enquanto o arroz e o molho cozinhavam preparei os camarões. Aqueci bem um frigideira larga e adicionei as 02 colheres restantes do azeite. Coloquei os camarões e o vinho. Foi jogo rápido: assim que os camarões mudaram de coloração (nos dois lados) desliguei o fogo. Como a quantidade de vinho foi pequena, foi o tempo suficiente para que o mesmo reduzisse. Polvilhei um pouco de sal e reservei.
Descasquei as mandioquinhas e passei-as no fatiador. No sentido do comprimento. Passei sal nas fatias e fritei em imersão. Tem que ter "juízo" nessa hora: o processo é rápido e se não ficar de olho...o lindo dourado desejado pode virar uma cor de carvão. Depois de atingir o ponto desejado, escorri e coloquei em papel toalha para retirar o excesso de óleo.
Finalização: Adicionei os camarões refogados ao molho de tomate. Em um refratário coloquei o arroz, com o auxílio de um garfo, para que não ficasse grudado ("unidos venceremos"). Aqueci o molho com os camarões e o incorporei ao arroz (delicadamente) até que o mesmo ficasse totalmente envolvido. Finalizei com a manteiga e o cheiro-verde picadinho. A manteiga deu brilho e cremosidade ao prato.
Por fim coloquei um pouco do chips de mandioquinha em cada porção. Esse chips conferiu uma crocância que combinou muito bem com o arroz de camarão, vulgo risotinho.
E foi assim!

Suculência, crocância e sabor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário