quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Feijão branco gostosinho

No meio do caminho tinha um vinho, tinha um vinho no meio do caminho.
E com ele fui saboreado!

Os últimos dias de frio...dizem que esses são os últimos do ano. Primavera chegando, mas no Brasil essa estação já é como um verão. Dias quentes, longos e suarentos nos esperam. Isso é bem gostoso, né? Só que não...para mim só se estiver de férias, em ambientes climatizados ou em uma praia... que delícia!
O problema é que, pelo menos para mim, são dias quentes de...trabalho, com um ligeiro refresco no meio (férias!!!). Aproveito então para fazer esse feijão, quentinho,temperadinho e que cai bem nesse friozinho.  Muito bem!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de feijão branco
1 xícara (chá) de linguiça calabresa fatiada
1/4 xícara (chá) de bacon picadinho
1 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola picadinha
1/4 xícara (chá) de alho poró picadinho
3 dentes de alho picadinhos
1/4 xícara (chá) de tomates bem maduros picadinhos (sem sementes e sem pele)
1 folha de louro
1/2 xícara (chá) de cenoura fatiada
1/4 xícara (chá) de mandioquinha fatiada grossa
salsinha e cebolinha picadas (a gosto)
pimenta do reino (opcional)
azeite para finalizar

Como fiz

Deixei o feijão de molho por algumas horas. Depois desse tempo levei ao fogo com a folha de louro e a cenoura em água suficiente para o cozimento. Não deixei cozinhar muito (o feijão branco pode virar um purê se não tomarmos esse cuidado) pois ainda teria uns 15 minutos de fogo com os outros ingredientes. Digamos que o deixei ao dente. Reservei.
Em uma outra panela fritei o bacon e a linguiça junto com o azeite.Depois disso juntei o alho, o alho poró e a cebola, esperei que refogassem. Adicionei os tomates e deixei que desmanchassem um pouco no cozimento.
Coloquei esse refogado no feijão reservado, retirei o louro e adicionei a mandioquinha (batata-salsa)...esta só entrou nessa etapa porque cozinha rápido (se for nova) e ficou macia no tempo certo ou seja,quando o feijão ficou no ponto (macio sem se desmanchar) e os temperos se incorporaram à ele. Coloquei um pouco de pimenta do reino moída na hora, isso é do gosto. Finalizei com os temperos verdes (salsinha/cebolinha) e uma regadinha de azeite...para não perder o costume. 
So good, so good!!! 

Só um arroz bem branquinho e uma escarola me acompanharam
Precisava mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário