domingo, 29 de setembro de 2013

Arroz com grão de bico e espinafre...

Sabor peculiar conferido pela presença do açafrão e do gengibre...

Tenho um hábito que não controlo: vejo espinafre e compro! Já comi ontem ou antes de ontem...não interessa...compro!
Depois fica aquele dilema do que fazer com o verdinho do Popeye, as opções me parecem sempre as mesmas: nhoque, quiche, torta, lasanha, refogadinho com ovo ou com ricota recheando panqueca. Resolvi pesquisar dessa vez e eis que vejo uma combinação que me agrada: grão de bico, arroz, espinafre, açafrão e gengibre...hummm!!!
A receita foi tão modificada que virou outra, pois não estava a fim de colocar cominho, coentro e também tinha um tempero que é um mix de especiarias (essas eu não tinha)...então já deu para adivinhar que a inspiração é a comida indiana. Certamente ficou algo totalmente diferente, mas eu gostei muito do resultado. Talvez reduza a quantidade de grão de bico na próxima. Um pouco menos talvez...um pouco, um pouquinho....
Ingredientes

2 xícaras de arroz (era basmati, usei o agulhinha mesmo)
1/2 xícara (chá) de grão de bico cozido com sal (tirei a casca, tá?)
6 dentes de alho picadinhos
1 colher (sobremesa) de gengibre descascado e picado
1 colher (chá) de açafrão
1/4 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1/2 xícara (chá) de cebola em meia lua
4 xícaras (chá) de espinafre rasgado grosseiramente
sal a gosto 
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite

Como fiz

Primeiro fiz o arroz de forma normal (refogado em 2 colheres (sopa) de azeite,2 dentes de alho e o 1/4 de xícara (chá) da cebola picadinha) . Deixei ficar bem soltinho. Reservei.
Piquei o gengibre muito bem  e juntei com o alho também já picado. Aí tem um negócio com o sal: coloquei uma quantidade que achei suficiente na panela e deixei "cozinhar" um pouco (como manda a receita) até a cor ficar menos "branca". Acho que isso não é tão essencial...mas também não sou indiana. Mas fiz, como bem mandada que sou.
Misturei o sal (bem pouco e reservei o restante caso fosse necessário corrigir a preparação), com a pasta de gengibre e alho e ainda juntei a manteiga e a colher restante (uma) do azeite.
Feito isso levei essa mistura ao fogo até dourar ligeiramente e acrescentei a cebola cortada em meia lua que também teve seu processo de "douramento". Hora de colocar o grão de bico (já cozido) e o açafrão. Também um pouquinho de água quente (meia xícara -chá - mais ou menos) para que o grão de bico absorvesse o sabor dos temperos. Quando ficou bem sequinho juntei o espinafre e deixei que murchasse. Por último o arroz se juntou ao grupo. Hora de corrigir o sal - o que não foi necessário. Os ingredientes devem ser bem incorporados, mas não de forma que vire uma coisa grudenta, por isso a importância do arroz estar bem soltinho. 
Achei delicioso...tão delicioso que pode ser apreciado sem nenhum acompanhamento. Mas um peixe grelhado acompanha esse prato muito bem.
E foi assim!

A cor do pecado, que só o açafrão proporciona...

Nenhum comentário:

Postar um comentário