domingo, 10 de novembro de 2013

Polenta cremosa com molho de cogumelos e de carne


Como os dias passam rapidamente! Esses tempos modernos que são repletos de compromissos, deveres e informações em tempo real parecem encurtar as horas...Então já estamos perto do Natal novamente e dá-lhe correria...se a gente não cuidar nem aproveita as festividades nem as férias. Tempo de meditação, de encontros e de ócio. Será que é isso mesmo? Tentar administrar o tempo exige hoje pós-graduação. Mas o jeito é tentar: porque o legal seria a gente engolir o tempo e não ele à nós!
Pensando nisso fiz essa polentinha: com tempo, carinho e bastante conversa "jogada fora" (será mesmo?) durante o seu preparo. Nada de pré-cozidos, carne já moída ou outras facilidades. 
Usei fubá mimoso e peneirado para ficar "mimosinho"...fubá de boa qualidade. O resultado foi uma polenta com textura fina e cremosa. Os molhos são um caso à parte: carne picadinha na ponta da faca - só depois de cozida, hein? E uma dupla de cogumelos imbatível: paris e shitake...frescos e cheios de sabor. Vamos lá, então? Mas só se tiver tempo, paciência e gulodice.
A polenta...

 Polenta
Ingredientes
5 xícaras (chá) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá "mimoso" (fino) peneirado
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso

Como fiz
Coloquei a água para ferver,assim que abriu fervura juntei o sal e uma colher (sopa) de manteiga. Depois fui adicionando o fubá aos poucos com a ajuda de um fouet até engrossar a mistura. Mexi mais um pouco, para que não restasse um "grumo" para chamar de meu. Feito isso reduzi a chama ao mínimo e deixei cozinhar até que a polenta se soltasse do fundo da panela. Na verdade deixei um pouco mais do que isso, para garantir um cozimento pleno. Durante esse tempo mexi a polenta algumas vezes e quando foi necessário adicionei um pouco mais de água fervente, muito pouco, o suficiente para manter a polenta na consistência desejada - molinha...molinha.
Antes de servir adicionei a sopa de manteiga restante e o queijo parmesão, mexendo bem até que a manteiga estivesse bem incorporada e o parmesão derretido.
Gente...sem palavras...uma das melhores polentas que minha modesta pessoa já executou. 
O molho de carne....

"Ragu" de Carne
Ingredientes
1/2 kg de coxão mole (ou outra carne de "segunda") cortado em cubos grandes
1 lata de tomate pelatti 
4 tomates bem maduros sem pele e sem sementes
1 cebola média micropicadinha (usei a roxa)
1 cenoura (pequena) ralada fina
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 ramo de tomilho
salsinha e cebolinha à gosto
2 colheres (sopa) de azeite
pimenta do reino (opcional)
sal à gosto
1/2 colher (chá) de açúcar mascavo

Como fiz
Na panela de pressão (sim! eu confesso...) refoguei a cebola junto com o açúcar mascavo no azeite. Feito isso adicionei a carne, a cenoura raladinha (bem fino) e o vinho tinto... que deixei evaporar para só então juntar 2 xícaras (chá) de água fervente e um pouco de sal (que foi corrigido no final). Se quiser colocar pimenta a hora é essa, tá bom?
Fechei a panela e deixei a bichinha chiar por 10 minutos aproximadamente. Desliguei, retirei a pressão e verifiquei se a carne estava bem macia, em ponto de ser desfiada. Estava.
Retirei a carne e reservei seu caldo de cozimento. Desfiei a carne e ainda dei uma cortadinha com faca bem afiadinha. Fica parecendo (só de longe) uma carne moída...sóquenão...é outra coisa, outra textura e outro sabor.
Coloquei novamente a carne na panela e só então adicionei os tomates sendo que o pelatti foi processado e passado pela peneira. Somei o tomilho, mais um pouquinho de sal e 2  xícaras de água fervente. Deixei em fogo baixo até o molho encorpar, mexendo de vez em quando e se necessário juntando mais um pouquinho de água quente...os tomates em cubos devem quase se dissolver incorporando-se aos outros ingredientes. E no final deu nisso que a modesta foto acima está mostrando: um molho com personalidade, encorpado e ao mesmo tempo equilibrado. Foi fazer companhia ao molho de cogumelos, em uma disputa acirrada para se saber quem levou a taça de "melhor acompanhante" da polenta cremosa.

O molho de cogumelos...
Molho de Cogumelos
Ingredientes
2 xícaras (chá) de cogumelos paris frescos cortados em meia lua
1 xícara (chá) de cogumelos shitake frescos cortados em meia lua
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola cortada em meia lua
1 xícara (chá) de creme de leite fresco 
pimenta do reino moída na hora (opcional)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
sal a gosto
salsinha picadinha a gosto

Como fiz

Limpei os cogumelos, como não podem ser lavados (absorvem água como uma esponja e depois ficam porosos) limpei-os com um pano úmido e depois sequei com papel toalha. Retirei os cabos e os fatiei em meia lua. Feito isso fatiei a cebola no mesmo formato e dei início aos trabalhos.
Coloquei na panela, a manteiga e o azeite junto com cebola em deixei que a mesma murchasse - usei a chama mínima para isso. Adicionei os cogumelos, a pimenta (acho essencial nessa preparação) e o vinho branco, aumentei a chama e deixei o vinho evaporar. Hora de colocar o creme de leite e o sal. Depois foi só reduzir o creme de leite, para mim está bom quando ele adquire uma tonalidade amanteigada (marfim). Retirei do fogo, coloquei o cheiro verde e estava pronto para (junto com o molho de carne) acompanhar essa polenta tão cheia de charme.
E foi assim...não tão simples, não tão rápido...mas com resultado extremamente compensador e delicioso! 
Os três...cada um em seu quadrado...ou na sua cumbuquinha...

Finalmente juntos...que trio!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário