domingo, 17 de novembro de 2013

Verrine de chocolate branco e morangos

As fotos definitivamente ficaram ruins. Meu filho estava apressado e não teve cuidado nenhum ao tirá-las. Por isso fiquei meio assim-assim de postar essa receita. Mas ela é tão boa, simples e bonita (apesar de não parecer...pois o garoto inventou uma técnica de "enfeiar" o bonito) que resolvi compartilhá-la. A receita original está aqui: http://atdigital.com.br/boamesa. A foto do docinho lá está bem mais bonitinha..rsrsrsrs...
Sou bem melhar do que parece...
Imagem: Felipe A.
 Ingredientes
Para o mousse
170 g de chocolate branco picado
50 ml de creme de leite fresco
100 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
350 g de polpa de morango ( a receita pede 250 g)
1 colher (sopa) de açúcar

Para a calda
200 g de morangos frescos e bem maduros
2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
1/4 xícara (chá) de água
1/2 colher (chá) de suco de limão siciliano
O contraste da doçura da mousse com o azedinho da calda...
Imagem:Felipe A.
Como fiz
Mousse

Primeiro bati o creme de leite (100 ml) em ponto de chantilly - sem açúcar - para isso utilizei o creme de leite que estava gelado bem como os equipamentos utilizados: pás da batedeira e tigela. Reservei na geladeira.
O próximo passo foi macerar os morangos (deixei os morangos - limpos e cortados nos quais foi adicionada 1 colher (sopa) de açúcar- descansando por uns 15 minutos). Após esse tempo processei-os - usando a tecla pulsar - grosseiramente no liquidificador.
Feito isso misturei o creme de leite fresco (50 ml) com o chocolate branco picado e levei ao banho- maria. É importante que a água do banho-maria esteja bem quente mas não fervendo. Depois da mistura estar bem derretida e homogênea retirei do fogo, acrescentei a polpa de morango e incorporei bem os ingredientes. Deixei esfriar até chegar à temperatura ambiente quando incorporei - lenta e manualmente - o chantilly reservado, coloquei em pequenas taças e levei à geladeira (de um dia para o outro - fica bem melhor,tá).

Calda

Levei os morangos (inteiros) junto com o açúcar e a água ao fogo baixo. Deixei por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando até os morangos ficarem bem molinhos, mas ainda pedaçudos e formar uma calda espessa. Retirei do fogo, deixei esfriar e juntei o suco de limão siciliano  (opcional, mas eu gosto muito, o importante é que seja suco -coado- de limão siciliano que tem um sabor mais suave).
O último passo foi colocar a calda sobre a mousse e voltar a delícia à geladeira até o momento de servir.
Hummmm!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário