domingo, 24 de novembro de 2013

Lasanha de creme de palmito e presunto crú

De ladinho...
Resolvi fazer uma lasanha diferente. Aqui no cafofo só a lasanha tradicional reina. Nada de molho branco e otras cositas más...é sempre um belo molho à bolonhesa e outro ao sugo. Ambos executados com tempo e paciência. Sempre intercalados com a muçarela e o presunto cozido (minha concessão aos filhotes, pois não aprecio o presunto na lasanha) e bastante queijo parmesão (ralado na hora e de boa procedência) na cobertura.
Mas o que seria da vida se tudo fosse sempre igual? Mesmo coisas prazerosas, que sabemos serem agradáveis...devem de vez em quando dar lugar à outras coisas...quem sabe tão ou mais saborosas e agradáveis, né?
Pois fiz essa lasanha para meu filho "italianão", grande apreciador de massas...de todos os tipos e em todos os sabores (exceto os que vêm do mar, né).
Vi no You Tube (chef Adriana Cymes ), http://www.youtube.com/watch, uma receita que me encantou, mas não fiz tudo igualzinho (comecei a bagunça trocando a alcachofra pelo palmito)...mas não é que me confundi na hora de comprar o queijo? Quem não tem cão caça como gato...e foi com ele mesmo que fiz...mas lançando mão de uma muçarela de búfala que estava dando sopa, pois achei o queijo adquirido um pouco forte. Vamos lá! 
Douradinha e saindo do forno...
Ingredientes
9 folhas largas de massa para lasanha
2 xícaras (chá) palmito aferventado e picado em cubos 
1 xícara (chá) de alho poró em cubinhos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo 
600 ml de leite integral
sal, pimenta e noz moscada a gosto
100 g de presunto crú 
1/2 xícara (chá) queijo gruyère ( a receita indica o emmental)
250 g de muçarela de búfala
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

Como fiz

Primeiro aferventei o palmito, escorri e depois bati 1/2 xícara desse palmito junto com o leite no liquidificador e reservei.O próximo passo foi dourar meia xícara (chá) de cebola picadinha em 1 colher de manteiga junto com o azeite. Juntei a farinha de trigo e mexi bem para que esta se incorporasse à mistura e ficasse dourada. Fui acrescentando o leite batido com o palmito aos poucos até que a mistura estivesse bem dissolvida e encorpada. Acrescentei o sal, a noz moscada e a pimenta do reino. Deixei em fogo baixo por mais uns minutos até que esse creme começasse a se soltar do fundo da panela. Retirei do fogo e acrescentei queijo gruyère ralado. Misturei bem.
Utilizei o restante da manteiga - 1 colher de sopa - para dourar a outra meia xícara de cebola e o alho poró. Coloquei então o palmito reservado, corrigi o sal e reservei. Nessa hora pode colocar um pouco de manjericão fresco, eu não coloquei....nuntinha!
Enquanto isso a água fervia com um pouco de sal grosso para o cozimento da massa. Cozinhei nove folhas para uma lasanha de três camadas. Deixei a massa meio durinha ( ao dente) pois ainda tinha uns minutos de forno e nada pior do que massa molenga.
Montagem: Em um refratário coloquei uma leve camada de molho e sobre ele 03 folhas da massa. Sobre a massa coloquei um pouco mais de molho e metade do palmito refogado. Depois fiz uma camada com metade do presunto crú e da muçarela de búfala.
Fiz mais uma camada na mesma sequência de ingredientes e terminei com uma camada de massa. Sobre ela coloquei o restante do molho e o queijo parmesão ralado. Para não perder o costume dei uma regadinha com azeite.
Já no prato....

Nenhum comentário:

Postar um comentário