domingo, 23 de novembro de 2014

Bife crocante ou o vício da crosta

Antes do forno...
Depois da primeira crosta...a gente nunca mais se livra dela. Sim porque a crosta dá uma textura diferente à preparação, sim porque ela fornece diversas combinações ,sim porque ela mantém a suculência da carne já que "segura" seus líquidos e sim porque ela é - acima de tudo - deliciosa.
Tenho feito carnes diversas com variadas crostas. Estou até pensando em fazer duas preparações de bacalhau para o Natal: uma tradicional e outra com alguma crosta. Se fizer, esse blog saberá....rsrsrs.

Ingredientes

800 g de miolo de alcatra (limpo e cortado em bifes de espessura média)
2 dentes de alho amassadinhos
sal e pimenta do reino  a gosto
azeite para a selagem da carne
3 fatias de pão de forma (sem casca) cortado em cubos pequenos
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
salsinha e cebolinha picadinhas a gosto

Como fiz

Primeiro preparei a carne, limpando-a e cortando em bifes de espessura média. Polvilhei com pimenta do reino moída na hora e reservei.
O próximo passo foi preparar a cobertura: cortei o pão de forma em pequenos cubos e reservei. Dourei levemente a cebola em 01(sopa) colher de azeite. Retirei do fogo e acrescentei os cubos de pão, o queijo ralado grosso e o cheiro verde picadinho. Incorporei os ingredientes delicadamente. Reservei. Pré-aqueci o forno em 180ºC.
Aqueci uma frigideira fortemente (super quente) e coloquei um fio de azeite. Coloquei os bifes  -um a um - e selei-os rapidamente, tendo o cuidado de polvilhar sal em cada um dos lados. Durante a selagem fui colocando-os em um refratário. 
Finalização: depois dos bifes dispostos no refratário, coloquei uma generosa porção da cobertura em cada um deles. Apertei bem para garantir uma boa aderência e reguei com o azeite restante (aproximadamente 01 colher de sopa). Levei ao forno até que a cobertura ficasse dourada, formando uma crosta.
Importante: os bifes devem ser de espessura média ou grossa. Devem ser selados rapidamente pois ainda irão ao forno. Se forem "ao ponto" para o forno, ficarão muito passados e perderão a suculência e maciez.
Depois do forno... Cobertura fica dourada e crocante



Nenhum comentário:

Postar um comentário