domingo, 23 de novembro de 2014

Pão de Queijo - Mais Você - Hora do Recreio


Crescem e crescem...


De vez em quando rola um lanchinho no serviço. Tem que ser rápido (intervalinho de trabalho), barato, com bom rendimento e gostosinho. Esse pão de queijo de liquidificador cuja receita é do     Programa Mais Você resume tudo isso. Mas não devemos nos iludir: como qualquer preparação os ingredientes têm que ser de boa qualidade (por mais simples que seja a comida) para que se obtenha um bom resultado. Polvilho ruim? o resultado não ficará aerado, grumos aparecerão e o sabor ficará comprometido. Queijo ruim? Desastre anunciado. Óleo não adequado? comprometerá a qualidade da massa, deixando-a pesada e interferindo no sabor. Óleo bom é o que não deixa rastros...
Essa receita produz um pão de queijo saboroso, casquinha crocante e que cresce muiitooo...por isso cuidado com a quantidade que será colocada nas forminhas. Entrega o que promete: não se vende como o "pão de queijo", mas apenas como uma alternativa rápida e gostosinha para quando o tempo é pouco ou a preguiça  é muita.

Ingredientes

03 ovos inteiros
250 ml de leite
250 ml de óleo (milho ou girassol)
1 colher (café) de sal
100 g de queijo parmesão ralado grosso
3 copos  (requeijão) de polvilho azedo

Como fizemos

Primeiro batemos no liquidificador o leite com os ovos,o óleo e o sal. Essa etapa dura aproximadamente de 3-4 minutos. Tem que ficar bem batido. Depois fomos colocando o polvilho aos poucos, 1 copo de cada vez. Após cada adição de polvilho, o liquidificador era acionado para que o mesmo se incorporasse ao restante dos ingredientes. 
Finalmente chegou a vez do queijo ralado, aí a batidinha no liquidificador foi rápida (só no pulsar) apenas o suficiente para tornar a mistura homogênea. Colocamos nas forminhas (até metade da capacidade) e levamos ao forno pré-aquecido (200ºC), até ficarem douradinhos.
Detalhe: cresce muito, como podem ver pelas fotos, por isso deve ser respeitada a quantidade de massa nas forminhas.

Prontinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário