domingo, 29 de março de 2015

Massa de espinafre com molho de cebolas, nata e amêndoas



Acho muito complicado ter que pensar no que fazer para as refeições diárias  mas já passei dessa fase (filhos crescidos, morando longe, visitas ocasionais e o trabalho que não cede tempo). Mas gosto muito de cozinhar em dias amenos, para quem eu gosto e sobretudo trabalhando em uma preparação que não é frequente ou está em fase de "experimentação". Sempre que posso faço massa caseira,acho fácil, acho relaxante, acho o resultado delicioso e gosto sobretudo das etapas (desde que entre conversas, risos e tudo o mais).
Dessa vez arrisquei no pappardelle de espinafre, até poque gosto de massas largas, amo espinafre e também -vamos ser sinceros -por ser mais rápida a finalização. Pois é, penso em comprar a maquininha de macarrão, mas sempre deixo para depois. Desse ano não passa!
Quanto ao molho bem...eu simplesmente adorei. Cebolas super douradas na manteiga, com nata (creme de leite fresco) e lâminas de amêndoas. Esse molho vai merecer repeteco no cafofo!!!
À receita

Ingredientes

Massa
2 ovos inteiros (peneirei as gemas)
1 xícara chá de espinafre passado no azeite
1 colher (sobremesa) azeite
sal a gosto (aproximadamente 01 colher de chá)
aproximadamente  400 g de farinha de trigo (peneirada)

Molho
2 cebolas (médias) cortadas em meia lua
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sobremesa) de azeite
noz moscada à gosto
sal a gosto
pimenta do reino branca a gosto (opcional)
300 g de creme de leite fresco
aproximadamente 1/3 de xícara (chá) de amêndoas laminadas e tostadas  




Como fiz

Massa
Primeiro limpei,lavei e escorri bem o espinafre. Aproveitei talos e folhas. Em seguida, aqueci o azeite e nele refoguei o espinafre até que murchasse, retirei do fogo e reservei que o espinafre atingisse a temperatura ambiente.
No copo do liquidificador coloquei os ovos (usei ovos grandes) e o sal. Bati um pouco e depois juntei o espinafre reservado. Bati bem até que o vegetal ficasse bem triturado.
Em um recipiente grande coloquei 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada. Fiz uma cova (buraco) no meio e nela despejei a mistura do liquidificador. Fui incorporando essa mistura à farinha aos poucos, de dentro para fora, até dar o ponto. Ou seja: quando está macia, mas não aderindo nem nas mãos nem no fundo do recipiente. Deve ficar uma massa bem homogênea, firme e macia ao mesmo tempo.
A quantidade de farinha é aproximada, pois o ponto vai depender do tamanho dos ovos e da qualidade da farinha. Eu tive que ir polvilhando mais farinha,sempre aos poucos, mas foi um pouquinho só além das 3 xícaras.
Feito isso levei a massa, embalada em filme plástico, para o geladeira, por uns 40 minutos.
Depois desse tempo, separei a massa em 3 partes e estendi cada porção com a ajuda de um rolo (antiguinho mesmo, tá?) sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Fiz essa operação algumas vezes até que a massa ficasse na espessura desejada.
Eu queria uma massa mais rústica e por isso não deixei muito fina. Depois de "esticada" cada porção foi enrolada como um rocambole. Polvilhei bem farinha de trigo sobre toda a superfície da massa, para que esta não grudasse na hora de desenrolar.
Feito isso,cortei cada "rocambole" em pedaços de aproximadamente 1 cm (usei o dedo indicador como "marcador"..rsrsrs). Cortei e desenrolei como se vê nas fotos. Deixei as "tiras" de massa descansando sobre uma superfície esfarinhada. Coloquei uma panela grande com bastante água e um pouco de sal e levei ao fogo.
Observação: a medida de espinafre é 01 xícara  (chá) de espinafre já refogado.
Enquanto esperava a água levantar fervura preparei o molho.

Molho

Coloquei o azeite e a manteiga em uma panela de fundo grosso,fogo baixo, e esperei a manteira derreter e dourar levemente. Depois juntei as cebolas (cortadas em meia lua e na espessura média). Sempre mexendo até que as cebolas atingissem uma bela cor dourada escura (quase caramelizada). 
Juntei o creme de leite, a noz moscada (pouca e moída na hora), sal e um tico de pimenta do reino branca. Esperei levantar fervura, deixei mais alguns minutos, sempre em fogo baixo, até o creme de leite ficar um pouco mais espesso. Desliguei o fogo e reservei.

Finalização 

Coloquei a massa na água fervente (bem fervente mesmo, hein?) e esperei que subisse à tona, deixei mais alguns poucos minutos (tem que ficar ao dente), escorri e coloquei em um refratário. Aqueci o molho, despejei-o sobre a massa e sobre ele as lâminas tostadas de amêndoas.
Devo dizer que foi uma das melhores massas que essa "modesta" cozinheira já fez!!!
Como diz a moçada por aí: super recomendo!


Ficou uma lindura!!!

Um comentário:

  1. Amo fazer massa caseira, em especial com espinafre, estou adorando suas receitas.

    ResponderExcluir