domingo, 1 de março de 2015

Palmito assado com manteiga de ervas

Sempre que visito meu filho em Curitiba dou uma (ou duas, ou três...) passadinha no Mercado Municipal...delícia, né gente? Claro que ainda está longe de ser monumental e tão variado como o de São Paulo...mas também não precisa tanto.
Tem tudo e muito mais do que a gente espera. Peixes e frutos do mar fresquinhos, frutas importadas e nacionais (mas exóticas para nós do Sul), embutidos diversos, queijos (só de ter o Canastra já vale a visita), vinhos, produtos orientais, italianos, portugueses,árabes, chocolates especiais,especiarias...e ...palmitos frescos, já limpos, tenros e tentadores.
Tentação é boa quando a gente não resiste à ela, certo?
Não resisti e assei a delícia com uma manteiga de ervas. O resultado é para se comer rezando, pois afinal quem não resiste à tentação...tem que ajoelhar e rezar, viu?
À receita.

Ingredientes

4 pedaços (toletes) de palmito frescos e higienizados
1 e 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
salsinha e cebolinhas picadinhas (a gosto)
tomilho picadinho (a gosto)
manjericão picadinho (opcional)
sal a gosto (usei flor de sal rosa)
papel alumínio 

Como fiz
Primeiro pré-aqueci o forno (180º C). Próxima etapa foi misturar a manteiga com as ervas, sendo que reservei um pouco dos verdinhos para depois colocar sobre os palmitos. Cortei os toletes de palmito em pedaços menores (mas pode fazer inteiro se quiser) e depois em metades. Reservei. Forrei uma forma com o papel alumínio que foi untado com 1/3 da manteiga de ervas. Sobre a manteiga salpiquei flor de sal (com moderação). Em um recipiente à parte envolvi os pedaços de palmito na manteiga restante. Lambuzei mesmo, tá?
Coloquei os palmitos sobre o papel alumínio untado e salpiquei a parte superior dos mesmos com flor de sal (sempre com moderação). Vedei bem com outra folha de papel alumínio tendo o cuidado de não deixar "pontos" abertos no papel, para retenção total do vapor.
Elevei a temperatura do forno para 220º C e deixei por aproximadamente 30 minutos.Depois desse tempo retirei do forno, mas o mantive ligado, abri o papel alumínio cuidadosamente (pois é perigoso o vapor fazer um estrago no nosso rostinho ou mãozinha, né?), polvilhei com ervas reservadas.Retornei a assadeira ao forno apenas no tempo  suficiente para que as ervas polvilhadas murchassem. Retirei do forno.
Depois disso foi só saborear a delícia e ficar sonhando com a próxima oportunidade de poder comer um palmito fresquinho ou como dizem por aí..da hora!
Foto não faz merecimento à delícia..(celular, né?)..
mas dá para notar como o palmitinho ficou tenro e bem assadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário