domingo, 1 de março de 2015

Mousse de Chocolate




Faço essa mousse há anos. Porque é prática e sempre dá certo para o paladar do pessoal aqui do cafofo. 
O namorado de minha filha adora mousse de chocolate...então como ela é de rápida execução e eu estava sem tempo..recorri à essa receitinha.
Já fiz outras receitas de mousse de chocolate: mais tradicionais...digamos que mais "francesas", mas essa é recordista. O principal motivo, além dos citados acima, é que ela é muito gostosinha.
À receita!

Ingredientes

4 ovos grandes (claras e gemas separadas)
4 colheres (sopa) de açúcar (peneirado)
1 caixinha de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo de boa qualidade
1 colher (café) de essência de rum (ou outra de preferência)
raspas de chocolate para cobrir (opcional)

Com fiz

Primeiro separei as gemas das claras. Passei as gemas por uma peneira fina. Adicionei 2 colheres (sopa) do açúcar e bati (batedeira em média velocidade) até que formasse um creme aerado, claro e fofo. Reservei. 
Coloquei água em uma panela para esquentar. Enquanto isso parti, em um refratário menor que a panela, o chocolate em pequenos pedaços. Esperei a água levantar fervura e desliguei o fogo. Coloquei o refratário com o chocolate sobre a panela com a água quente,tendo o cuidado de não encostar na água (esse processo é importante para que não respingue água no chocolate, o que faz com que este perca o "ponto") e mexi com o auxílio de uma espátula de silicone até o chocolate dissolver bem, sem deixar grumos. Tem que ficar bem lisinho. Incorporei o creme de leite, a essência de rum (pode ser de nozes, avelã ou outra de preferência do freguês) e reservei.
Bati as claras em neve (bem firmes) e depois juntei as 2 colheres (sopa) restantes de açúcar, bati mais um pouco, até adquirir a consistência de um suspiro. 
Finalmente incorporei a clara à mistura reservada de chocolate. Essa incorporação foi lenta, com a adição de pequenas porções de clara e com o auxílio da espátula de silicone. Movimentos lentos, circulares e de baixo para cima. Até terminar toda a clara (suspiro) e a mistura ficar homogênea.
Coloquei em taças individuais (mas pode ser em um recipiente grande) , vedei com filme plástico e deixei na geladeira de um dia para o outro.
Quanto mais tempo de geladeira melhor para a consistência da mousse atingir o ponto desejado. 
Observação: se for utilizar creme de leite em lata retire todo o soro.

Aerada mas também cremosa...




Um comentário: