domingo, 17 de maio de 2015

Bolinhos (croquetinhos) de espinafre

Aproveitei o espinafre que sobrou da massa massa verde (saudades!!!) e fiz esse bolinhos cremosos e gostosinhos. Detalhe: utilizei para empanar uma farinha tipo Panko que a Yoki lançou no mercado. Na minha avaliação é mais grossa que a Panko, então é bom dar uma quebradinha nela antes de utilizar. Por ser de textura mais grossa acredito que deixou mais crocante porém com o inconveniente de não ter uma cobertura tão eficiente quanto nossa simples e delicada farinha de rosca. Mas não sobrou nada do mesmo jeito. 
À receita

Ingredientes

Para o bolinho
2 xícaras (chá) de folhas de espinafre lavadas e picadas
1/2 xícara (chá) de cebola micropicadinha
1 colher (sopa) manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
noz moscada e sal a gosto
pimenta do reino a gosto (opcional)
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
Para empanar
2 claras de ovos
uma pitada de sal
farinha de trigo e de rosca o suficiente para empanar os bolinhos
Finalização
Óleo (milho ou girassol) quanto baste para encobrir os bolinhos

Como fiz

Primeiro lavei as folhas do espinafres, piquei-as (não muito) e depois espremi bem em uma peneira fina (para retirar o excesso de umidade). Reservei.
Em uma panela (fundo grosso) coloquei a manteiga e o azeite (em fogo baixo) esperei a manteiga derreter e juntei a cebola. Deixei que dourasse e adicionei o espinafre, refoguei até que este murchasse.  
O próximo passo foi colocar o leite e a farinha de trigo mexendo sempre com a ajuda do fouet. Após encorpar - forma um creme bem espesso - coloquei o sal, a noz moscada e um pouquinho de pimenta do reino branca moída na hora. Deixei o fogo no mínimo e esperei cozinhar até que o creme se desprendesse do fundo da panela. Retirei do fogo e reservei até chegar à temperatura ambiente.
Depois do creme esfriar coloquei o queijo parmesão ralado e incorporei bem, cobri com um filme plástico e levei à geladeira por aproximadamente 30 minutos. Depois desse tempo da geladeira e com a mão untada com um pouco de azeite, formatei os bolinhos (utilizei uma colher de sopa como medida).
Depois dos bolinhos formatados empanei-os: passando primeiro na farinha de trigo (levemente), pelas claras ligeiramente misturas com o sal e finalmente para farinha tipo Panko (mas pode usar a farinha de rosca, viu?).
Cobri os bolinhos com filme plástico e deixei mais uns 20 minutos na geladeira.
Aqueci o óleo de forma que ficasse bem quente, mas não demais, é importante observar esse detalhe, pois os bolinhos não podem dourar imediatamente,pois é necessário tempo para que o calor atinja o interior do bolinho fazendo com que o queijo parmesão derreta. 
Depois de dourados,retirei-os com uma escumadeira, esperei escorrer o excesso de óleo e coloquei em papel toalha para que ficassem mais sequinhos.
Foram devidamente devorados na companhia de uma cerveja bem geladinha!!! Que coisa ruim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário