De vez em quando temos que dar uma variadinha na carne de todo dia, né? Nesse caso eu tinha uma peça de lagarto (posta branca aqui no Paraná), tomilho e cogumelos paris frescos.
Então fiz essa carninha que acompanhou um arroz branco e um suflê de espinafre (que já temos a receita aqui: http://comidinhadecasa.blogspot.com.br/2009/08/um-moco-caprichoso-e-impaciente.html). Bem...o suflê não é indispensável, mas foi pedido feito pelo filho. Pedido feito...pedido atendido.
Vamos à receita?
Ingredientes
600 g de lagarto limpo e cortados em cubos grandes
100 g de cogumelos paris frescos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 xícara (chá) de cebola micropicadinha
2 dentes de alho amassados
1/4 xícara (chá) de folhas de tomilho fresco
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de tomate pelatti (processado)
sal e pimenta do reino à gosto
1 folha de louro
salsinha e cebolinha picadas (opcional)
Como fiz
Espalhei a farinha de trigo em uma forma retangular e nela passei os cubos de carne. Depois sacudi bem a carne para retirar o excesso da farinha. Aqueci uma panela de fundo grosso e nela coloquei 1 colher (sopa) de azeite, esperei esquentar e adicionei 1/4 da carne. Dourei rapidamente. Retirei da panela e coloquei em um recipiente à parte. Repeti essa operação mais 3 vezes, sempre adicionando 1 colher (sopa) de azeite, até terminar a carne.
Raspei o fundo da panela (com o auxílio de uma espátula de silicone) onde dourei a carne e juntei 1 xícara (chá) de água quente, Misturei bem, coei e reservei esse caldinho.
Dei uma limpada na panela, mas grosseiramente, e coloquei a manteiga e o alho. Deixei dourar levemente para adicionar a cebola. Depois coloquei a carne e o vinho. Misturei bem e deixei em fogo baixo até que o vinho se evaporasse.
A próxima etapa foi adicionar o caldo que reservei, o tomate (muito processado, sem pele e sem sementes), o tomilho, o louro, a pimenta do reino (moída na hora), o sal (pouco) E 1 xícara (chá) de água fervente. Abaixei o fogo e deixei cozinhar (mexendo de vez em quando pois a farinha de trigo engrossa o caldo que pode grudar no fundo da panela). Adicionei água fervente, sempre que achei necessário, até a carne ficar macia.
Quando a carne atingiu o ponto de maciez desejada, coloquei os cogumelos paris fatiados,corrigi o sal e deixei cozinhar por mais uns 10 minutos aproximadamente até que os cogumelos ficassem tenros.
Finalmente retirei do fogo, adicionei o cheiro verde picadinho, retirei a folha de louro e servi (antes tirei as fotinhas, já que nestes tempos tão "selfies" até a comida tem que fazer o onipresente biquinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário