segunda-feira, 8 de junho de 2015

Pizza do cafofo

Achei essas fotos nos rascunhos do blog. Foto de celular. É a pizza que faço faz anos aqui no cafofo. A massa já foi base de muitas (incontáveis!) mini-pizzas dos aniversários ou lanchinhos com os amigos dos filhotes.
Receita de massa de pizza tem milhares, essa com certeza não difere da maioria, mas como é um blog voltado principalmente para meus filhos...vou postá-la.
Não é a massa como dever ser: fermentação lenta, forno à lenha e outros babados mais. No entanto cumpre seu papel com honestidade. Fica leve, crocante e suporta bem qualquer cobertura. Sou dos tempos em que ainda não era moda tantos ingredientes em recheios, sanduíches e coberturas. E penso que era melhor assim, para mim até na culinária "menos é mais".
Comprei uma pedra para assar pizza, e vou testar uma nova receita de massa, só para inaugurar a bichinha. Se tal fato ocorrer (e a preguiça de fazer a "curagem" da tal pedra?) e o resultado for decente com certeza esse blog...vai saber.
À receita

Ingredientes

Massa
30 g de fermento biológico (2 tabletes de 15 g cada)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de água morna
aproximadamente 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Molho
6 tomates bem maduros sem pele e sem sementes
1/4 xícara (chá) de cebola picadinha (bem micro)
sal à gosto
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
orégano fresco ou desidratado (opcional)

Como fiz
Massa

Primeiro dissolvi o fermento no açúcar, ou seja coloquei o açúcar sobre os tabletinhos de fermento, misturei até que o fermento se dissolvesse. Juntei então a água morna já com o sal e o azeite  misturados e mexi. Depois fui adicionando a farinha aos poucos, sempre incorporando muito bem antes de uma nova adição. É importante essa parte do processo, pois se não trabalharmos bem a massa, corremos o risco de adicionar farinha em excesso. Fui colocando a farinha até que se formasse uma bola (nessa etapa a massa fica lisa e se solta das mãos). Coloquei em um recipiente levemente untado com azeite, cobri bem e coloquei no forno (desligado,né?). Esperei a massa crescer até dobrar de volume (o tempo de crescimento depende muito das condições climáticas, quando mais quente mais rápido a massa cresce).
Molho

Enquanto a massa crescia preparei o molho. Processei os tomates grosseiramente (não deixei liquidificar), juntei as cebolas e o azeite. Deixei descansar. Faço o molho cru, gosto mais. Mas cada um tem o seu predileto, né?
Observação: Só coloco o sal na hora de utilizar o molho, para que o tomate não se desidrate e solte água. 

Finalização

Após a massa dobrar de volume apertei-a contra o fundo do recipiente para retirar o excesso de ar. Depois, sobre uma superfície esfarinhada, abri-a com o auxílio de um rolo de macarrão até que ficasse redonda e no tamanho das formas onde as pizzas seriam assadas. Untei levemente as assadeiras com azeite - fiz duas pizzas pequenas mas pode ser apenas uma de tamanho maior - e deixei descansar por mais 15 minutos. A massa vai crescer mais um pouco. 
Coloquei um pouco do molho em cada disco mas reservei a mesma quantidade para utilizar depois. Essa massa foi levada ao forno pré-aquecido (forno alto - 220ºC) para um pré assada. Quando começou a dourar retirei do forno. Esperei esfriar um pouco, espalhei o restante do molho e as coberturas. 
Nesse caso as coberturas escolhidas foram: muçarela de búfala, tomate, azeitonas pretas e manjericão fresco que só foi colocado na hora de servir e muçarela comum, palmitos e orégano. As duas pizzas foram devida e fartamente regadas com azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário