segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Pão Petrópolis




De vez em quando, a vontade de comer um pão caseiro (com aquele cheirinho que exala quando está sendo assado) supera a preguiça de "colocar a mão na massa".
Sim, porque se a gente parar para pensar no trabalho que dá ...não faz. Mas se a gente parar para pensar em como é gostoso um pão quentinho saindo do forno...a gente faz!
Dessa vez escolhi um pão que fazia, de vez em quando, na faculdade. O famoso pão Petrópolis. Na verdade, nem sabia que era tão famoso.  A receita que por acaso caiu nas minhas mãos não dizia nada sobre a "famosidade" e tradição desse pão. Hoje sei que há muitos anos é servido na famosa Confeitaria Colombo (Rio de Janeiro) em fatias torradas. Humm!!!
Essa receita rendeu só um pão na forma que utilizei: comprida e mais estreita. Que pena!! Durou tão pouco que quase não teve fotos!
À receita!

Ingredientes 
50 g de açúcar (1/4 xícara de chá)
400 de farinha de trigo peneirada (2 e 3/4 de xícara de chá)
30 g de fermento biológico fresco (ou 1 envelope de fermento biológico seco que corresponde a 30 g do fresco)
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga sem sal (Temperatura ambiente)
180 ml de leite (3/4 xícara - chá) morno
1 ovo grande (ou 2 pequenos), gema peneirada

Acabamento 
1 gema (peneirada) misturada com 1 colher (chá) de café pronto (sem açúcar)


Como fiz

Primeiro coloquei o fermento seco ( foi o que utilizei) no leite bem morninho. Misturei bem até que todo o fermento estivesse dissolvido.  Coloquei em uma vasilha grande e juntei o açúcar, a manteiga, o sal e o ovo ligeiramente batido. Misturei muito bem. 
Fui adicionando a farinha de trigo aos poucos, incorporando bem, até que ficasse uma massa pronta para ser sovada (quase soltando das mãos). Polvilhei um pouco de farinha em uma bancada e despejei a massa. Sovei até ficar macia e homogênea. Polvilhei a farinha, quando necessário, para desgrudar a massa das mãos.
Deixei a massa descansando por 30 minutos, coberta com filme plástico e em local sem corrente de ar.
Untei a forma com manteiga e farinha de trigo. Depois do tempo de descanso modelei o pão e coloquei na forma. Pincelei a superfície com a gema misturada com o café (por isso fica tão escurinho,viu?). 
Coloquei novamente em local sem corrente de ar (dentro do microondas) e deixei que dobrasse de volume.
Preaqueci o forno (180ºC) por uns 10 minutos, antes de colocar o pão para assar. Esperei até que ficasse bem dourado. Retirei do forno, aguardei alguns minutos para desenformar...só alguns minutos, porque essa delícia é para ser apreciada bem quentinha, com manteiga derretendo e aquele cafezinho feito no capricho.
No dia seguinte tostei fatias do pão porque sou competitiva e não quero ficar por baixo da Confeitaria Colombo. Ficou maravilhoso!

Observação: não citei a fonte porque essa receita, pelo menos na Internet, é quase de domínio público😃😋

Nenhum comentário:

Postar um comentário