terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Torta de frango de liquidificador- massa com iogurte




Como já escrevi aqui: torta de liquidificador não é muito minha praia! Faço sempre que tenho pressa pois é pratica. Costumo caprichar bastante no recheio. Não sei porque acho um pouco enjoativa enquanto
minha filha acha que as tortas de massa podre é que são.
Devido à essa pequena rejeição (???) estou sempre procurando uma receita de torta de liquidificador que realmente me agrade.
Gostei dessa porque reduz a quantidade de óleo (no caso azeite), pois o iogurte o substitui em parte e ainda tem a cebola que acrescenta um temperinho gostoso à massa.
A receita veio daqui:  http://www.cozinhadamonica.com.

Ingredientes
3 ovos - gemas peneiradas
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 copo de iogurte natural(175-180 g)
1 xícara (chá) de leite
1/2 cebola pequena picadinha
sal a gosto

Como fiz
Primeiro fiz o recheio (nesse caso foi frango com requeijão e azeitonas). Esperei que esfriasse até chegar à temperatura ambiente.
Untei uma forma redonda (23 cm de diâmetro) com manteiga e farinha. Reservei.
Antes de começar a massa, pré aqueci o forno à 180ºC. 
Preparo da massa: coloquei os ovos, a cebola, o sal, o azeite, o leite e o iogurte no copo do liquidificador. Bati bem. Fui acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Usei a tecla pulsar para isso. 
Depois dos ingredientes bem batidos e incorporados junte o queijo ralado. Bati levemente.
Por último juntei o fermento em pó que incorporei manualmente com a ajuda de uma espátula de silicone.
Coloquei metade da massa na forma untada e por cima dele o recheio. Espalhei o requeijão e finalizei colocando o restante da massa sobre o recheio. Levei ao forno até que a massa estivesse dourada.  Sempre bom fazer o teste do palito, que sairá limpo se a massa já estiver assada.

Como essa receita está "focada" na massa não descrevi o recheio. Este pode ser de frango, palmito, legumes, calabresa...vai do que tiver na geladeira. Querendo a receita de recheios é só clicar em tortas salgadas (à direitinha) que vai encontrar alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário