Banana aqui no cafofo não pode faltar: nanica para doces e salgados, prata e maçã para a gente se deliciar "in natura"....Hum!!! E ainda tem a da terra que é uma delícia frita na manteiguinha ou compondo uma bela farofa.
Eu acho que tudo que leva banana...não consegue ficar ruim. Para os dias de calor (essa tropicalidade toda às vezes mata, né?) que tal uma receitinha gelada com essa delicinha?
A receita veio daqui: http://www.rangododia.com.br.
Na receita original constam também duas camadas de chantilly. Eu preferi optar apenas pelo caramelo. Acredito que só com o chantilly fique muito bom também. No entanto, caramelo e chantilly, só para quem é muito formiguinha, né?
Ingredientes
Creme de Baunilha 2/3 xícara (chá) de açúcar peneirado 1/4 xícara (chá) maizena peneirada 1/2 colher (chá) de sal 3 xícaras (chá) de leite integral 2 ovos (gemas peneiradas) 2 colheres (sopa) de manteiga 1 fava de baunilha Crumble de Biscoito Maizena 1 e 1/2 xícara (chá) de migalhas de biscoito tipo Maizena 1/3 xícara (chá) de manteiga derretida 1 colher (sopa) de açúcar Caramelo 2 xícaras (chá) de açúcar (usei o cristal) 1 xícara (chá) de água Mais 3 - 4 bananas nanicas maduras (mas firmes) ou quanto baste Como fiz Creme de Baunilha
Primeiro fervi o leite com as sementes e a fava da baunilha. Após a fervura retirei do fogo, dispensei a fava (que coloquei para secar para "reaproveitar" depois) e reservei. Em uma tigela bati os ovos (gemas peneiradas) com um fouet (ou garfo caso não tenho o utensílio). Reservei. Misturei o açúcar, a maizena e o sal em uma panela de fundo grosso com um pouco do leite fervido com a baunilha, levei ao fogo baixo. Fui acrescentando o restante do leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Retirei do fogo e juntei os ovos batidos (aos poucos e mexendo sempre para não cozinhá-los) ao creme. Retornei o creme ao fogo, deixei cozinhar mais alguns minutos (até começar à se desprender do fundo da panela). Retirei do fogo, adicionei a manteiga, mexi bem e reservei.
Cobri com um filme plástico (para não formar película) e coloquei para esfriar até chegar na temperatura ambiente.
Coloquei os biscoitos dentro de um saco plástico (tipo Zip) e os esmaguei com a ajuda do rolo de macarrão. Coloquei as migalhas em uma tigela e juntei o açúcar e a manteiga derretida. Misturei até que os ingredientes ficassem incorporados. Despejei a mistura em uma assadeira pequena (levemente untada com manteiga) e assei em forno pré aquecido (180ºC) até dourar (levou uns 10 minutos, depende do forno). Tem que tomar cuidado para que fique assado mas não queimado. Essa é a etapa que exige mais atenção. Retirei do forno e deixei esfriar.
Observação: Pode usar o processador ou liquidificador para fazer as migalhas de biscoito, mas cuidado para não virar farinha. As migalhas devem ser grosseiras.
Caramelo
Coloquei o açúcar em uma panela de fundo grosso,em fogo baixo, e deixei derreter até ficar dourado. Juntei a xícara de água (melhor retirar do fogo e ficar distante da panela ao fazer essa etapa..para que o caramelo não espirrasse no rostinho da cozinheira) e esperei o caramelo derreter. Tem que ficar um caramelo líquido mas espesso.
Montagem
Montei várias porções em taças individuais. Coloquei o crumble (aproximadamente 2 colheres de sopa) no fundo da taça, forrando bem. Depois adicionei uma camada do creme de baunilha, em seguida coloquei fatias da banana. Repeti a operação mais uma vez - crumble, creme e banana. Finalizei regando as bananas da última camada com o caramelo.
Levei a geladeira (de um dia para outro) até o momento de servir.
|
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Sobremesa gelada de banana (com crumble de bolacha maizena)....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário