domingo, 25 de junho de 2017

Pão recheado - mais um!




Meu filho gosta muito de pão caseiro recheado mas não faço sempre, pois ao contrário das massas de pizza e esfiha (mais frequentes aqui no cafofo)...é pesada para manusear. E nem sempre a gente quer ficar sovando e suando, né?
Mas, de vez em quando, esse coração materno e sensível, resolve agradar o filhote. Sempre testando massas mais fáceis de manipular. Dessa vez foi essa.
Ficou uma massa fofa, assou legal na parte interna (claro que com alguns cuidadinhos) e ficou bem gostosa. 
E o filhote que se contenha, pois outro surto amoroso culinário como esse, vai demorar!

À receita!

Ingredientes

Massa
1 envelope de fermento biológico seco (10g)
 ou 
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
1 xícara (chá) de leite morno (bem morninho)
1 xicara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa/rasa) de sal
aproximadamente 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de azeite
1 ovo (gema peneirada)

Recheio
3  tomates (grandes/bem maduros) sem pele, sem sementes e cortados em cubinhos
1 cebola média picadinha
1 xícara (chá) de azeitonas verdes fatiadas
2 colheres (sopa) de azeite
150 g presunto cozido fatiado (pode ser substituído por peito de peru)
150 g de queijo muçarela fatiado (pode ser substituído por queijo prato)
salsinha e cebolinha picadas a gosto
orégano (opcional)
sal a gosto

Finalização
1 gema (peneirada) 
1 colher (sopa) de azeite
Queijo ralado para polvilhar (opcional)

Como fiz

Massa
Dissolvi o fermento (usei o biológico seco) na água e no leite morno. Depois juntei o açúcar e misturei.
Coloquei essa mistura em um recipiente grande o suficiente para manipular a massa. Juntei o ovo (ligeiramente batido), o azeite e o sal. Tornei a mexer para misturar os ingredientes. Fui acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Primeiro com uma colher grande e depois com as mãos (quando a massa começou a chegar ao ponto de sova).
Pode ser que seja necessário uma pouco mais ou menos de farinha. Por isso essa etapa deve ser feita aos poucos: um pouco de farinha e sova, alternadamente, até que a massa fique lisa, homogênea e se solte das mãos. Continuei sovando por aproximadamente 8 minutos. Depois coloquei a massa em local fechado (sem corrente de ar) e deixei crescer até dobrar de volume. 
Enquanto isso preparei o recheio

Recheio
Dourei a cebola no azeite, acrescentei os tomates e coloquei um pouco de sal. Refoguei (mexendo de vez em quando) até que o líquido do tomate secasse.Retirei do fogo e reservei.

Observação: o líquido (sumo) do tomate interfere na massa quando está assando, por isso costumo dar uma refogadinha antes. Quando não refogo deixo o tomate já com o sal em uma peneira ( pelo menos 1 hora antes de utilizá-lo) para que o líquido escoe.

Depois que o refogado esfriou adicionei o orégano, a salsinha,cebolinha e as azeitonas. Misturei bem e reservei.

Montagem/Finalização
Abri a massa, depois de crescida, com a ajuda de um rolo de massa (macarrão). Fiz um retângulo de espessura nem muito fina (para o recheio não vazar) e nem muito grossa (para o recheio não ficar "sumido"). Espalhei o refogadinho sobre a massa, mas deixando espaço nas laterais (dois dedos aproximadamente) para que o recheio não vazasse na hora de enrolar. Coloquei as fatias de presunto e sobre elas as de muçarela. 
Enrolei como um rocambole, apertando bem as pontas. Coloquei em assadeira levemente untada com óleo. Finalmente pincelei a superfície do pão com a gema misturada ao azeite. Polvilhei com queijo parmesão ralado grosso (confere uma certa crocância ao pão). Levei ao forno pré aquecido a 180ºC, por aproximadamente 30 minutos (mas depende de cada forno). 
Quando a superfície, laterais e fundo do pão ficaram dourados retirei do forno. Aguardei alguns minutos para servir. Mas ainda bem quentinho, né?

A receita da massa tirei daqui: https://comidinhasdajuju.com/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário