domingo, 4 de junho de 2017

Bolo de chocolate da Nigella Lawson


Esse é um bolo típico da cozinheira (chef?) inglesa Nigella Lawson: muita manteiga, muito açúcar, muito chocolate e muita delícia. Não é para os fracos, os preocupados com a boa forma, os seguidores de dietas saudáveis...é para quem pisa na jaca "merrrmo" (ainda que de vez em quando).
O bolo poderia ter ficado mais molhadinho. Essa é a ideia. Mas esqueci o bichinho no forno uns minutos à mais.
Mesmo assim ficou úmido, com sabor acentuado do chocolate e ainda por cima coloquei um ganache básico por cima. Mas acho que nem precisava. Isso é coisa de brasileiro...bolo de chocolate tem que ter cobertura seja de brigadeiro, de ganache, casquinha dura de chocolate e etc.
Achei que ficaria extremamente doce quando vi a quantidade "absurda" de açúcar mascavo que a receita pedia. Mas até que não!
À receita!

Ingredientes

225 g de manteiga (sem sal)
375 g de açúcar mascavo
2 ovos grandes batidos (gemas peneiradas)
100 g de chocolate meio amargo (de boa qualidade, hein?)
1 colher (chá) de extrato de baunilha (boa qualidade também, melhor se feito em casa)
200 g de farinha de trigo (peneirada)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
250 ml de água fervente

Como fiz

Untei e enfarinhei uma forma retangular para pão (tipo bolo inglês, só que mais comprida). Reservei.
Coloquei o forno para pré aquecer (180ºC).
Comecei batendo a manteiga com o açúcar na batedeira até ficar um creme claro e bem aerado. Depois adicionei os ovos (já batidos) e a baunilha. Bati apenas o suficiente para misturar os ingredientes. Reservei.
À parte derreti o chocolate em banho-maria, esperei ficar morninho (nada de colocar o chocolate quente na mistura ou vai ter uns belos ovos mexidos) e juntei ao creme de manteiga. 
Em seguida misturei a farinha com o fermento. Depois fervi a água. Fui adicionando (colher por colher) da mistura de farinha e fermento ao creme de manteiga alternando com uma colher de água fervente. Misturando sempre (delicadamente) com a ajuda de um fouet, sem bater, até terminar a mistura de farinha/fermento e a água. 
Despejei na forma untada (a receita pede que seja forrada com papel manteiga, não tinha, não usei e deu certo ☺). Assei por aproximadamente 25 minutos e retirei do forno quando a superfície estava firme mas o palito (teste!!!) saiu com resíduos. 
Coloquei a forma sobre uma grade e só desenformei depois de completamente frio. Apliquei a ganache e entreguei o bolinho à fúria dos bárbaros.

Notinha 1: Segundo a Nigella fica melhor ainda quando desenformado no dia seguinte.
Notinha 2: Não coloquei a receita da cobertura, porque já tem aqui no cafofo em outros bolos de chocolate.



Nenhum comentário:

Postar um comentário