domingo, 4 de junho de 2017

Peito de frango recheado com espinafre - e de quebra cream cheese!

Confesso que não sou a melhor pessoa para fazer e comer carnes. Não aprecio carnes de sabor forte...como dizem aqui em casa: para a mamis carne não pode ter gosto de carne! O resultado é que acabo comendo aquelas que os "bons apreciadores da carne" ignoram, acham seca, sem sabor e etc,etc. etc.
Peito de frango é algo meio constante no cafofo, por motivos óbvios: pouco sabor de frango (kkkkk). Dessa vez ele veio recheado de espinafre e super temperadinho. Para os chatos de plantão digo: ficou úmido e saboroso. Tá bom?
À receita!

Ingredientes

Frango
2 peitos de frango
suco de 1 limão 
vinagre quanto baste
3 dentes de alho amassadinhos 
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de mostarda
1 ramo de alecrim
2 ramos de tomilho
salsinha e cebolinha a gosto
sal e pimenta a gosto

Recheio
2 xícaras (chá) de espinafres cozidos e bem espremidos 
1 cebola média micropicadinha
1/2 xícara de bacon picadinho e frito
sal a gosto
3 colheres (sopa) de cream cheese (pode ser requeijão firme) 

Finalização
palitos de dente
1/2 xícara (chá) de manteiga mais 2 colheres (sopa) de azeite
  • C

Como fiz

Peito do frango

Primeiro higienizei o frango.
O quê é isso? Tirar pelanquinhas, pelinhas, lavar e deixar de molho por alguns minutos em água com vinagre. Depois escorri, passei novamente pela água corrente e sequei os peitos de frango com a ajuda de um papel toalha.
Preparei a marinada com o alho picadinho, suco do limão, azeite,sal, pimenta do reino (moída na hora), a mostarda e as ervas . Deixei os peitos de frango nessa marinada de um dia para o outro, em recipiente bem fechado e na geladeira.

Recheio

Refoguei a cebola no bacon (já fritinho) até ficar douradinha. Depois juntei o espinafre (já refogado rapidamente) e corrigi o sal. Reservei e deixei chegar à temperatura ambiente.

Finalização

Uns 10 minutos antes pré aqueci o forno (180ºC). 
Retirei o frango da geladeira, fiz um corte com uma faca afiada com cuidado (para não romper, a ideia é fazer uma espécie de "envelope"). Reservei.
Em seguida adicionei o cream cheese ao espinafre refogado. É importante colocar o queijo aos poucos para que o recheio não perca a consistência ideal, tem que ficar meio firme e não mole demais. O recheio molengo dificulta na hora de rechear.
Por fim coloquei o recheio na abertura feita do peito do frango e fechei com palitos. É meio chatinha essa etapa, tem que ter paciência. Mas vai por mim...compensa!
Despejei metade da marinada em uma assadeira, coloquei os peitos de frango e os reguei com o restante do tempero.Reservei. Finalmente derreti a manteiga e a misturei com o azeite. Reguei o frango com essa mistura. Levei ao forno e após 10 minutos fui verificando como estava o a cor do franguinho. Quando um lado ficou dourado virei para que o lado de baixo também dourasse. Sempre que necessário fui regando com o líquido formado na assadeira.
Quando ficou no ponto desejado, retirei do forno e também os palitos. Servi imediatamente (bem quentinho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário