domingo, 27 de agosto de 2017

Porpetones recheados - e com molho delícia!


Almoço de domingo, carne moída na geladeira e muita vontade de cozinhar? Então o negócio é fazer esses porpetones genéricos que só pedem um macarrão na manteiga ou mesmo um arroz branquinho com saladinha para acompanhamento. Aviso aos navegantes: delícia para quem não pretende bater perna por aí, pelo menos por algumas horas, é comer e se jogar em qualquer sofá/cama ...porque a coisa pega!
Digo que é porpetone genérico porque não segue a receita tradicional em vários aspectos, entre estes a mistura de carne de porco com bovina. Eis algo que não gosto de fazer: misturar carnes.
Mas de resto tentei fazer do jeito mais correto possível...ficou uma delícia...mas uma delícia digamos assim, heterodoxa.

Ingredientes

Porpetone
1/2 kg de carne moída (usei coxão mole)
1/2 xícara de pão amanhecido (usei de forma sem casca) cortado em cubinhos
leite o suficiente para embeber o pão
1 cebola média micropicadinha
1 dente de alho picadinho e levemente dourado em um fio de azeite
sal a gosto
pimenta do reino a gosto (moída na hora)
noz moscada (moída na hora)
1 ovo (gema peneirada)
salsinha e cebolinha picadinhas (opcional)

Recheio
150 g de queijo mussarela cortada em cubos
orégano a gosto

Molho de tomate

Para empanar
2 ovos inteiros (gemas peneiradas)
1/2 xícara (chá) de leite
sal a gosto
Farinha de trigo quanto baste
Farinha de rosca (de preferência fresca ou caseira) quanto baste 

Para gratinar
Fatias de muçarela (uma para cada porpetone)
100 g de queijo parmesão ralado (de boa qualidade)
azeite

Como fiz

Massa do porpetone
Primeiro embebi o pão no leite e deixei por uns minutos, depois amassei bem com as mãos até não ter grumos e apertei a massa em uma peneira para escorrer todo o leite excedente. Em seguida coloquei a carne moída em uma tigela, adicionei a massa de pão, a cebola, o alho, o ovo e amassei até formar uma massa. Depois coloquei os temperos: noz moscada, pimenta do reino, sal e o tempero verde picadinho. Tornei a amassar, até a carne ficar no ponto desejado. Nesse caso não foi necessário adicionar, mas se for deve ser colocada aos poucos até formar uma liga que permita que o porpetone seja formatado. 
Depois disso os levei ao freezer por uns 30 minutos para que a carne ficasse mais fácil de manusear.

Formatação
Depois do tempo de freezer fiz bolas de carne de tamanhos semelhantes (aí vai do gosto de cada um, não fiz muito pequena para poder acomodar o recheio). Comprimi cada bola na palma da mão achatando até formar um círculo, coloquei um pouco do recheio (muçarela misturada com orégano) e dobrei as bordas, fechando bem para que o recheio não escapasse na fritura. 
Depois de todos os porpetones montados empanei-os dessa forma: passei na farinha de trigo, nos ovos misturados com leite e sal e finalmente na farinha de rosca. Nessa última etapa apertei bem a farinha de rosca para que não ficasse nenhum pedaço sem empanar e depois retirei o excesso. 
Levei novamente à geladeira por aproximadamente 20 minutos. Fritei os porpetones em óleo quente (mas não em excesso) até que os dois lados ficassem dourados.Coloquei-os em papel toalha para redução da gordura.

Montagem
Espalhei um pouco do molho de tomate no fundo de um refratário e sobre ele coloquei os porpetones. Coloquei uma fatia de muçarela sobre cada porpetone e sobre ela o molho de tomate (bastante). Finalizei com o queijo parmesão ralado e reguei com um fio de azeite. Levei ao forno pré-aquecido (180ºC) para gratinar (queijos derretidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário