domingo, 27 de agosto de 2017

Torta saladete


Já declarei algumas vezes que não sou fã de torta de liquidificador. Apesar disso de vez em quando faço para testar uma ou outra receitinha e posto aqui, porque ninguém é de ferro e nem sempre temos tempo de fazer uma massa mais elaborada. Sim, pois um recheio bem feito de frango, palmito, camarões ou outro qualquer exigem o mesmo cuidado independente de que tipo de massa a gente escolheu para fazer. Pois bem, até o momento essa é minha torta de "liquidificador" predileta. A mistura de legumes e o requeijão conferem cremosidade à massa além disso não fica tão "alta" ou seja não fica enjoativa e os legumes garantem a delicadeza do sabor. Olhando as fotos pode-se ter a impressão de que a massa não cresceu - "embatumou" - mas não foi isso, é sua consistência cremosa que dá esse aspecto. Enfim, já fiz por duas vezes aqui no cafofo e rendeu um lanche leve, rápido e saboroso.
A receita tirei daqui com algumas adaptações:http://quitandinhas.blogspot.com.br.
Vamos à receita?

Ingredientes

Massa
12 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) margarina (usei manteiga sem sal)
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (grosso)
3 colheres (sopa) de requeijão de copo (bem cheias)
1 copo de leite (usei 1 xícara de chá)
2 ovos grandes inteiros (peneirei as gemas) 
1/2 xícara (chá) de óleo
sal a gosto (cuidado pois o recheio estará levemente salgado)

Recheio
2 tomates sem sementes picados em cubos (tamanho médio)
1 cebola média cortada em cubos
2 abobrinhas verdes médias (usei a menina e só a casca) cortadas em cubos
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes cortadas ao meio
salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
orégano a gosto
sal a gosto 

Como fiz

Recheio
Dessa vez o recheio foi feito primeiro: coloquei o tomate, a cebola e a abobrinha já cortados em cubos (aproximadamente 2 cm) em uma tigela e polvilhei um pouco de sal, misturei bem e passei para uma peneira. Esperei aproximadamente 20 minutos para que todo o líquido que se soltou dos legumes escorresse. Depois disso acrescentei as azeitonas, o cheiro verde e o orégano. Misturei bem e reservei.

Massa
Primeiro coloquei os ingredientes líquidos,o requeijão e o queijo ralado no liquidificador e dei uma leve batida. Depois juntei os secos, exceto o fermento em pó, e bati muito bem. Desliguei o liquidificador e misturei a massa ao recheio reservado. Só então coloquei o fermento em pó que incorporei delicadamente com a ajuda de uma espátula de silicone.
Despejei em uma forma (diâmetro de 24 cm)untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos, até ficar dourada por cima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário