domingo, 27 de agosto de 2017

Pudim de coco


Tem momentos em que tudo que a gente precisa é sossego, aconchego do lar e um docinho caseiro, não é mesmo? Esse pudim traz o conhecido de quase todo brasileiro: coco. Ele contribui com seu leite e sua polpa que vem em flocos grandes e frescos. Fica um pudim cremoso e aveludado mas com a crocância conferida pelos flocos. A receita veio aqui: http://melepimenta.com

Ingredientes

Pudim
3 ovos inteiros grandes e com as gemas peneiradas
1 lata de leite condensado (de boa qualidade)
1 vidro (200 ml)  de leite de coco bem  encorpado
200 ml de leite integral
1 xícara (chá) de coco em flocos 

Calda
1 xícara (chá) de açúcar
água o suficiente para cobrir o açúcar

Como fiz

Calda
Coloquei o açúcar diretamente no fundo da forma de pudim e espalhei bem. Coloquei água o suficiente para cobrir o açúcar. Misturei e coloquei em fogo bem baixo. Evitei mexer até a cor ficar dourado claro. Quando achei necessário girei a forma (com a ajuda de um pano de prato úmido e com muito cuidado) para que a calda dourasse de forma homogênea. Quando atingiu a coloração dourado escuro retirei do fogo e com a ajuda de uma espátula de silicone e em movimentos giratórios espalhei a calda pelas laterias e pelo cone central. Toda a forma deve ficar revestida pela calda para que o pudim não grude.
Depois da forma bem caramelada reservei e preparei a massa do pudim.

Pudim
Bati no liquidificador os ovos, o leite condensado, o leite de coco e o leite integral.Depois de bem batido, desliguei o liquidificador e adicionei o coco em flocos misturando bem.
Despejei sobre a forma com a calda, fechei bem e coloquei dentro da panela já com água quente. Fiz diretamente na chama do fogão e não no forno mas fica à critério de cada um. Como tenho o conjunto de banho maria utilizei o recipiente próprio para a água. Caso não se tenha é melhor fazer no forno, com a forma de pudim dentro de uma assadeira com água quente. Nesse caso é importante manter água sempre quente para ir colocando na forma conforme necessário.
O pudim levou aproximadamente uma hora para ficar pronto. Mas esse tempo depende da intensidade da chama de cada fogão.
Depois de chegar ao ponto desejado, fiz o teste do palito, retirei do fogo e esperei chegar à temperatura ambiente.É importante não deixar passar do ponto - cozinhar muito - para que o pudim não perca sua cremosidade.
Levei à geladeira de um dia para o outro e desenformei um pouco antes de servir. Se quiser, pode usar coco em flocos para decorar após desenformado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário