O arroz-doce está entre as comidinhas que lembram a infância,a casa de antigos amigos e parece que acompanha nossa vida. Doce querido pelos brasileiros, singelo e que aparenta ser de fácil execução, mas que tem lá os seus segredos. Também é aquele tipo de receita que cada um tem a sua. A minha é um pouco demorada, pois exige fogo baixo e tempo para atingir a cremosidade ideal. Vamos à ela!
ARROZ DOCE DOS FILHINHOS
Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
4 xícaras (chá) de água
casca de meio limão (só a parte verde, por favor!)
1 pedaço de canela em pau
4 cravos da Índia
1 xícara de (chá) de açúcar
leite (aproximadamente 1 litro)
l ou 1/2 lata de leite condensado (depende do gosto do freguês, para mais ou menos doce)
Como faço: Cozinho o arroz com a água, a casca do limão, os cravos, a canela e o açúcar em fogo baixo, até que esteja quase seco (é bom mexer de vez em quando). Retiro então, a casca do limão e acrescento o leite e o leite condensado (aqui em casa cerca de meia lata), fica bem líquido, mas o fogo deve continuar baixo e não esquecendo das mexidinhas básicas. Depois de um tempo (cerca de 30 minutos) o leite ficará com aspecto encorpado e aveludado. Se você gosta do arroz doce mais cremoso depois de frio, chegou a hora de encerrar o cozimento. Se gosta mais seco, deixe um pouco mais. O que não devemos esquecer é que depois de frio, o arroz doce tende à ficar mais seco.
Aqui gostamos com canela polvilhada. Na foto,tentei fazer uma estrela de canela, não ficou uma Brastemp, mas garanto que o sabor estava delicioso!
Hum.. esse arroz doce é realmente uma delícia! Adoroooo. Principalmente em um tempinho frio como hoje!
ResponderExcluir