sábado, 9 de julho de 2011

O comer brasileiro pelos tempos 4

Imagem:33pp.blogspot.com/2007
Delícia gelada!
Que delícia a década de 40!! Pois é nela que surge o inesquecível Eskibon, irmão do Chicabon, ambos tornaram nossos verões tropicalientes muito mais gostosos e toleráveis. Esperar um Chicabon derreter lentamente na boca foi sem dúvida um dos grandes prazeres de minha infância..adolescência...prazer que continua até hoje, porém em menor frequência. Surgiram sorvetes melhores, sabores mais inusitados, preparos mais artesanais...mas o Chicabon é o Sonho de Valsa dos sorvetes. É memória afetiva e ponto!

Imagem: alousadoquintaldaminhavo.
Como eram charmosas as propagandas antigas!
A Coca-Cola também chega por aqui, dessa me lembro que era só em dias festivos, passava a Kombi vendendo o famoso refrigerante pela rua, comprava-se a Coca Família, com muito menos do que as embalagens monstros de hoje...e era...para toda a família! Sim, refrigerante ainda não tinha tomado o lugar da água,consumia-se moderamente, como qualquer outra guloseima. 

Nessa década vamos ficando mas "chiques" , flambando a famosa Crêpe Suzette pelas mesas nobres da brasilância..essa iguaria até hoje frequenta o cardápio de muitos restaurantes.
Imagem: http://teresasilvestri.blogspot.com
Chama o bombeiro aí, gente!
Surgem também as primeiras garrafas de leite (lindas!) e o delicioso camarão à paulista . 
Imagem: http://inspiraesdajo.blogspot.com
Também quero uma!
Imagem: http://www.querocomer.com.br
Tentação caiçara!
E como não podia deixar de ser - ele surge - o inevitável filé ou bife à alguma coisa, dessa vez o Bife a Cavalo. De origem menos nobre do que os outros, nascido em botequim, é acompanhado de ovos estrelados, arroz, fritas e saladinha de alface com tomate.Dizem que o moço também aparece em terras francesas e portuguesas.

Imagem: http://www.pasteldouro.com.br/a.
Esse bife à cavalo aparece em muitas mesas brasileiras, vai um "zoião" aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário